Política

ABC será contemplado com Polo de Papel do Estado

O governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, anunciaram nesta segunda (29), no Palácio dos Bandeirantes, a criação do 12º Polo de Desenvolvimento para a indústria de Papel, Celulose e Reflorestamento, que contempla 28 municípios da Região Metropolitana, incluindo a capital paulista.

Cerca de R$ 7,5 bilhões serão investidos pela Bracell na expansão da fábrica de celulose em Lençóis Paulista, que integrará o 12º Polo de Desenvolvimento. Com o anúncio, a expectativa é gerar até 7.500 empregos na região.

 “Com essa planta o Estado de São Paulo chega em outro patamar no que diz respeito a inovação e sustentabilidade. Essa é a primeira fábrica do Brasil com o conceito de Biorefinaria, reduzindo o desperdício. O nosso compromisso aqui é com o desenvolvimento econômico, geração de empregos, impacto nos municípios, investimento em tecnologia e sustentável”, destacou a secretária Patricia Ellen.

Sobre o Polo de Papel

O Polo de Papel, Celulose e Reflorestamento tem como objetivo fomentar e incentivar o aumento da produtividade da indústria, atraindo investimentos, impulsionando a inovação e a geração de empregos e renda, otimizando na mesma região geográfica políticas públicas que impactam direta ou indiretamente o setor produtivo.

O Brasil é o 2º maior produtor mundial de celulose está entre os top 10 produtores de papel do mundo. O 12º Polo de Desenvolvimento engloba as seguintes regiões administrativas: Araçatuba, Barretos, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Central, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Metropolitana de São Paulo, Sorocaba em 171 municípios.

Em maio deste ano, o governo estadual anunciou a criação de 11 polos, sendo que nove estão na Região Metropolitana: Saúde e Farma; Metal-metalúrgico, Máquinas e Equipamentos; Automotivo; Químico, Borracha e Plástico; Derivados do Petróleo e Petroquímico; Biocombustível; Alimentos e Bebidas; Agritech, Aeroespacial, Serviços Tecnológicos e Têxtil, Vestuário e Acessórios.

Municípios contemplados

Arujá, Barueri, Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Guararema, Guarulhos, Itapevi, Itaquaquecetuba, Jandira, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Santana de Parnaíba, Santo André, São Bernardo, São Caetano, São Paulo, Suzano e Taboão da Serra.