Gastronomia

ABC tem alta de 25% no número de restaurantes e bares

Nos dez primeiros meses de 2024, a região contabilizou 3.266 casas

   O ABC teve alta de 25% no número de restaurantes e bares. Somente no período entre janeiro a outubro deste ano, foram 643 novos estabelecimentos. Nos dez primeiros meses de 2024, a região contabilizou 3.266 casas. No mesmo período de 2023, eram 2.623.

   De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do ABC (Sehal), Beto Moreira, o ABC tem se tornado atrativo, com estabelecimentos de qualidade. “Desde os pequenos estabelecimentos às grandes redes e casas sofisticadas chegaram por aqui e vêm somar aos negócios tradicionais e já consolidados. A área tem despertado interesse de empresários, e eles veem os investimentos como um nicho de mercado a ser explorado”, afirma.

   O crescimento no número de restaurantes e bares da região também pode ser justificado pelo avanço dos empreendedores na região. “É aquele que busca uma alternativa de trabalho e renda como sobrevivência. E há os que saem da informalidade.

   Depois de acumular experiência buscam o mercado na formalidade. São os que fazem bolo, marmita e depois decidem abrir o próprio negócio”, comenta o presidente da entidade.

   No Estado de São Paulo, são 532,5 mil pontos ativos no setor, o que representa cerca de 27% do mercado nacional. Os dados são do Instituto Food Service Brasil (IFB). Segundo pesquisa, restaurantes lideram com 135,1 mil unidades, seguidos por lanchonetes (95,9 mil) e padarias (59 mil).