Negócios

ACISBEC lembra desenvolvimento de São Bernardo no Dia da Indústria

São Bernardo do Campo deve muito ao setor industrial que trouxe o desenvolvimento econômico e social para a cidade e Região. Por isso, a ACISBEC (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo) não poderia deixar de lembrar a importante data, em 25 de maio, que se comemora o Dia da Indústria. Nos anos de 1889, São Bernardo foi elevada de Freguesia a Município, período que já demonstrava sua inclinação para a indústria.

Uma das primeiras atividades industriais foram as serrarias, que se beneficiavam da exploração de madeira. Mais tarde, até a primeira metade do século XX, o carro chefe da economia era a indústria e o comércio moveleiro. A avenida Brigadeiro Faria Lima foi um dos principais polos de fabricação e venda de móveis, não apenas para a Região, mas para todo o País. Já nesta época, a cidade oferecia condições de emprego e renda e atraía gente de todos os lugares do Brasil e do mundo.

 

A partir dos anos 1950, o perfil econômico de São Bernardo se transformaria mais uma vez. A iniciava era do setor automobilístico com a instalação de montadoras de grande porte como Volkswagen e Mercedes-Benz. Com elas vieram as empresas de prestação de serviços e as indústrias da cadeia produtiva, como autopeças, plástico e borracha.

 

A população de São Bernardo do Campo registrou um crescimento vertiginoso. Pessoas de todas as regiões e de todas as qualificações profissionais chegavam à cidade, que mais uma vez registrava um elevado nível de crescimento urbano e populacional.

 

Foram várias as etapas econômicas da cidade, desde as serrarias até as montadoras, que têm em sua história o resumo do crescimento de São Bernardo do Campo, uma cidade que se desenvolveu graças a milhares de pessoas, desde empresários, comerciantes, pequenos investidores, operários, motoristas, pedreiros e, antes disso, agricultores.

 

O dia – A data é comemorada em memória a Roberto Simonsen, que foi patrono da indústria nacional, e faleceu em 25 de maio de 1948 em plena atividade em defesa da indústria. Simonsen foi um engenheiro, industrial, administrador, professor, historiador e político, além de membro da Academia Brasileira de Letras.