Na última quarta (7), foi realizada na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília, a solenidade de premiação aos vencedores da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE).
Dentre os quase 200 mil inscritos na ONEE 2022, 34 estudantes foram premiados e os melhores classificados de cada concessionária participaram da cerimônia, e o aluno Matheus Imanobo, 9° ano, do Colégio Harmonia, estava entre eles.
“Levando-se em conta que a ONEE é uma competição nacional, com quase 200 mil estudantes inscritos nacionalmente e 10.023 nos 24 municípios atendidos pela Enel São Paulo, o Matheus apresentou um ótimo desempenho, ficando em 1° lugar e superou 1.053 medalhistas dentro de nossa área de concessão”, explicou Tatiana Yoshida, especialista em Sustentabilidade na Enel Distribuição São Paulo.
A competição tem a finalidade de difundir informação sobre o uso racional da energia elétrica, contribuindo para a criação de uma geração de consumidores conscientes.
“Este tipo de iniciativa educacional é fundamental para reforçar a necessidade de se consumir energia e outros recursos naturais mais conscientemente. Também, mostrar como a sustentabilidade praticada hoje determinará o futuro da geração de jovens como o Matheus. O engajamento dos alunos e professores na ONEE foi incrível e demonstra como a consciência ambiental e social está crescendo em nossa sociedade, o que me dá muita alegria como profissional de sustentabilidade e cidadã”, exaltou Tatiana.
O evento laureou com medalhas, bolsas de estudos no valor de R$ 3 mil e notebooks aos estudantes que apresentaram melhor desempenho na disputa.
“Participar da ONEE foi muito especial. Fiquei feliz quando o Diretor Edilson me comunicou que eu tinha ganhado uma medalha de ouro na ONEE 2022 e mais surpreso ainda quando ele disse que eu iria para Brasília receber a premiação por ter ficado em primeiro lugar pela Distribuidora ENEL SP, no Estado de São Paulo. Foi uma grande felicidade participar da premiação em Brasília. A ONEE me mostrou a importância da Eficiência Energética em tudo, por isso além de continuar estudando pretendo ajudar a multiplicar essa ideia”, disse Matheus Imanobo.
Além dos alunos, professores e responsáveis, a cerimônia contou com a presença de autoridades do setor, inclusive do Secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia, Ricardo Marques. Após a cerimônia, os participantes tiveram a oportunidade de ter uma palestra sobre inovação e realizaram um city tour por Brasília.
Durante todo o ano de 2022, o Colégio Harmonia conquistou 204 medalhas em Olimpíadas Acadêmicas no total.
“A cada ano, o Colégio Harmonia mostra sua excelência na preparação integral dos alunos. Os números comprovam o quanto nossos alunos têm se destacado no âmbito nacional e internacional e, principalmente, em assuntos tão relevantes para o mundo contemporâneo”, disse o diretor do Colégio Edilson Bertucci.
Foto: Professor Paulo Rubio e Matheus Imanobo durante a premiação em Brasília