Negócios

Amazon inicia venda de eletrônicos no Brasil

Varejista americana entrou no ar no primeiro minuto na quarta (18) com 110.000 itens ofertados

A Amazon, líder mundial na venda de produtos pela internet, começou a vender produtos eletrônicos no Brasil. A empresa, que vende, desde 2014, livros pela internet, passa a comercializar celulares, televisores, tablets, câmaras, telefones e impressoras (novos ou usados). O site entrou no ar no primeiro minuto da quarta (18), com 110.000 itens ofertados por milhares de vendedores. Segundo Alex Szapiro, presidente da Amazon no Brasil, “queremos ter o maior número possível de produtos e também o maior número de vendedores para ter os melhores preços ao consumidor”.  Para garantir sucesso, a Amazon vai adotar algumas estratégias: cobrará 10% de comissão nas vendas, enquanto que os correntes cobram, em média, 15%. Segundo especialistas, a empresa deve subsidiar frete, como já vem fazendo com a entrega de livros, cobrando R$ 2,50 de frete. Este valor é extremamente baixo e difícil de ser aplicado pelos concorrentes. Além disso, deixará o estoque nas mãos do lojista, na contramão dos concorrentes, que investem altos valores em logística.  O mercado brasileiro de vendas pela internet já sentiu o impacto. As ações da maior empresa de e-commerce do país, a B2W, caíram 20,8%, desde que a notícia da ampliação da atuação da Amazon começou. As das Via Varejo recuaram 13,9% e as da Magazine Luiza, 18,6%. Na bolsa americana Nasdaq, as ações do Mercado Livre caíram 14,4%.