AME Memórias de São Bernardo

As primeiras Escolas de São Bernardo

Imediações onde funcionou, a partir de 1830, a Primeira Escola Imperial de São Bernardo (Acervo: Centro de Memória de SBC)

Neste período de volta às aulas vamos destacar algumas memórias do ensino em São Bernardo.
Antes de 1822 há poucos registros sobre o ensino na cidade. O primeiro professor das Primeiras Letras pode ter sido José Davi. Somente em 1830 é instalada a Primeira Escola Imperial, cujo professor era o Padre Tomás Inocêncio Lustosa, conhecido como Padre Lustosa, o mesmo que dá nome a uma das ruas do Centro da cidade. Esta escola funcionava na casa do próprio Padre, nas proximidades da igreja antiga. O primeiro aluno matriculado foi Salvador Pires de Lima. Padre Lustosa atuou como professor até 1863. Após a sua saída, iniciou como mestre Manoel Dias Xavier e em 1874, José Luiz Fláquer.
Em 1878, havia 37 alunas matriculadas em três postos de ensino: o da Vila, o do Alto da Serra e o do Rio Grande e 66 meninos matriculados nos postos: da Vila, da Estação e dos Meninos (Rudge Ramos). O horário das aulas nos dias mais longos, na primavera e no verão. era das 8h às 10h30, pela manhã e no período da tarde das 14h às 16h30. Já nos dias mais curtos, de outono e inverno, o horário funcionava das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.
No ano de 1921 surgem as Escolas Reunidas. E em 1925 o Grupo Escolar Villa de São Bernardo, além das Escolas isoladas na região dos Finco, dos Meninos (Rudge Ramos) e da Viúva (Baeta Neves).
final da década de 1920, uma professora chamada Hermínia Paggi formava turma com crianças e adolescentes que ajudavam os pais no serviço durante o dia e não podendo frequentar a escola regularmente, ministrava-lhes aulas particulares à noite.
A escola particular chega em 1936, com as Irmãs Palotinas. que instalam a primeira célula do Colégio São José inicialmente à rua Carlos Del Prete e depois à rua Dr. Fláquer. Nas décadas seguintes instalam-se o Colégio Leonor Mendes de Barros e o Colégio Cacique Tibiriçá, ambos tendo como sede a unidade da rua Carlos Del Prete, em épocas distintas.
Com o desenvolvimento e o crescimento da cidade as escolas se multiplicaram, tanto as públicas, quanto as particulares. Hoje todas procuram desenvolver metodologias que acompanhem a evolução tecnológica e a construção dos novos saberes, habilidades e competências. As dificuldades de acesso à Escola Pública vem sendo vencidas ao longo do tempo.
Célia Guiesser – integrante da AME (Associação dos Amigos da Memória de São Bernardo). Fonte de pesquisa: narrativas familiares e Centro de Memória da Secretaria de Cultura de SBC)

Turma de alunas, com o diretor João A. Brandão e a Professora Maria P. De Carvalho, no Grupo Escolar de São Bernardo em 1929 (Acervo: Célia Guiesser)
Grupo Escolar de São  Bernardo, instalado em 1925, demolido nos anos 50 – antigo Casarão  dos Bonilha. (Acervo: Centro de Memória de SBC)

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário