A Associação Comercial e Industrial de Santo André completa 85 anos, na próxima segunda (13). A entidade passou por transformações e obteve grandes conquistas ao longo dos anos, se tornando a primeira associação comercial do Estado a contar com escritório regional da Junta Comercial de São Paulo em sua sede.
Quando completou 42 anos de fundação, a Acisa já era reconhecida como a segunda maior associação comercial do Estado, além de estar entre as 10 maiores do país. Pedro Cia, presidente da entidade, em segundo mandato, em entrevista à Folha, relembra os principais desafios e conquistas da entidade, comenta sobre os serviços inovadores oferecidos aos associados e revela as metas da Acisa para os próximos quinze anos. A seguir, trechos da entrevista.
Folha do ABC – A Associação Comercial e Industrial de Santo André completa 85 anos de fundação. Ao longo dos anos, quais foram as principais transformações e desafios enfrentados pela entidade?
Pedro Cia – A Acisa sempre trabalhou em prol da classe empresarial desde a sua fundação. Estivemos à frente contra os aumentos abusivos do IPTU e, mais recentemente, em parceria com o Escritório Alcantara Advogados obtivemos vitória em ações coletivas para ressarcimento de impostos pagos indevidamente pelos nossos associados. No mês passado, também conseguimos liminar favorável contra a diferenciação do preço do vale-transporte, que acarretava um custo adicional de encargos aos nossos associados.
A entidade foi a primeira associação comercial a implantar um Escritório Regional da Junta Comercial, que está completando 25 anos em 2023. Por ser apartidária, em cada processo eleitoral, a Acisa recebe os candidatos para que possam ouvir as necessidades dos empreendedores e apresentar suas propostas.
No ano passado, para aumentar a representatividade do ABC junto ao governo estadual e federal, abraçou a campanha ‘Vote pelo ABC’, desenvolvida pela Octopus Comunicação e com o maior engajamento da sociedade, o ABC conquistou nove cadeiras na Assembleia – duas a mais do que no pleito de 2018 – e cinco deputados federais, praticamente dobrando o número de representantes.
Folha – O senhor já está no segundo mandato à frente da Acisa. Quais foram as conquistas mais marcantes da sua gestão?
Cia – A minha gestão foi marcada pela pandemia e para continuarmos prestando nossos serviços e levando capacitação aos empreendedores, investimos pesado na transformação digital.
Nesse período, criamos a Academia de Negócios e Inovação e promovemos uma série de lives, palestras e podcasts sobre os mais diversos temas do mundo corporativo, além de reforçar parcerias com importantes instituições acadêmicas e de classe. A entidade ainda abriu espaço para apresentar a história de sucesso de grandes empreendedores, individuais e corporativos, através do Programas ABC que dá certo e criou um e-book gratuito para ajudar os comerciantes a ingressar no e-commerce.
Para acompanhar a evolução e a transformação digital, a Acisa iniciou um robusto processo de retrofit, dividido em três fases. A primeira foi a inauguração, no dia 5 de outubro de 2022, do Espaço Empresarial Antonio Carlos Girelli, localizado no andar térreo da entidade, que abriga o atendimento do Escritório Regional da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), a emissão dos Certificados de Origem e Digital e a Academia de Negócios e Inovação.
O Centro de Capacitação e Negócios faz parte da segunda fase do retrofit e abriu suas portas no último dia 9 de novembro. Situado no prédio anexo ao estacionamento, o espaço possui 580 metros quadrados de área construída, dois andares, acessados por elevador, um auditório para até 60 pessoas, salas de apoio, área colaborativa (coworking) com sete salas para locação, dois espaços para treinamento com mesas, copa, área de apoio com impressora e outra para descanso. Todas as áreas são climatizadas, com internet de alta velocidade, serviços de impressão e sistema de som e imagem. A última etapa envolverá obras de acessibilidade a todos os andares do prédio histórico.
Folha – Atualmente, quais serviços são oferecidos na entidade? Quais os benefícios em se tornar um associado?
Cia – A Acisa oferece aos associados serviços de consultas SCPC e da Junta Comercial, emissão de certificados digital e de origem, consultoria para adequação da nova Lei Geral de Proteção de Dados, departamento de cobranças, Projeto Empreender, locação de espaços para eventos e de coworking, Clube de descontos e Vantagens e, recentemente, a entidade tornou-se polo EAD da Faculdade do Comércio, da Facesp – Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo.
O associado tem acesso a todos os serviços oferecidos pela entidade, além de se beneficiar das ações coletivas impetradas por ela.
Folha – Quais são as metas e objetivos da Acisa para os próximos anos? Haverá programação especial para celebrar os 85 anos?
Cia – A partir de agora é planejar os próximos 15 anos para que a Associação Comercial e Industrial de Santo André chegue ainda mais forte ao seu primeiro centenário. E, para isso, continuaremos acompanhando as novas tecnologias, promovendo a capacitação de nossa equipe e defendendo os interesses de todos os nossos associados.
A comemoração dos 85 anos será marcada por um jantar festivo, na segunda (13), e por uma sessão solene na Câmara Municipal de Santo André, no próximo dia 7 de março.