O prefeito de São Caetano e vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), José Auricchio Júnior, esteve em Nova York (EUA), na última semana, onde participou da Assembleia Nacional da ONU. Confira entrevista exclusiva à Folha do ABC:
Folha do ABC- Como o sr. avalia a sua passagem pela Assembleia Nacional da ONU? Qual a importância desta participação para São Caetano?
JosĂ© Auricchio JĂşnior- Foi uma passagem muito positiva e de grande experiĂŞncia. Fui como prefeito de SĂŁo Caetano, mas enviado pela Frente Nacional de Prefeitos como representante dos governos locais de todo o Brasil. Posso classificar como uma oportunidade Ăşnica. Apresentamos estudos que tratam das desigualdades sociais no paĂs e a participação dos municĂpios nesse processo.
Folha- Como está estruturado o projeto de Fortalecimento da Rede EstratĂ©gia ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) no PaĂs? No ABC, o sr. acredita que SĂŁo Caetano se destaca dos demais municĂpios com ações em prol do desenvolvimento sustentável?
Auricchio- A Agenda 2010 foi criada pela ONU, e cada ente da entidade está procurando fazer sua parte em relação Ă s ODS. NĂłs, brasileiros, ainda temos um atraso nessas metas a serem cumpridas. Esperamos sair da Assembleia da ONU com consciĂŞncia maior para transformar os objetivos em conquistas concretas. Em relação a SĂŁo Caetano, Ă© claro que procuramos fazer nossa parte dentro das possibilidades municipais. Temos 100% de esgoto coletado e tratado, ou seja, nĂŁo poluĂmos os rios desde 2009, estamos ampliando de forma significativa o serviço de coleta seletiva de lixo e investindo no combate ao desperdĂcio de água, e buscamos soluções de proteção social e desenvolvimento econĂ´mico de forma sustentável e mais equitativa.