Autos

Bugatti em 2023: um ano de luxo e inovação incomparáveis

A incomparável conveniência dos modelos Bugatti foi apresentada num leilão histórico, que viu o Chiron Profilée estabelecer um novo recorde como o carro novo mais valioso alguma vez leiloado. Este solitário automotivo – um design mais radical que o Chiron Sport, mas menos extremo que o Chiron Pur Sport3 – foi o último Bugatti equipado com o lendário motor W16 disponível para compra de fábrica. É uma peça atemporal da história automotiva, um dos 81 exemplares entregues pelo Atelier no ano passado.

Esta capacidade de criar obras-primas personalizadas que estão no auge do design e do artesanato é o que diferencia a Bugatti, especialmente com o serviço de personalização Sur Mesure. A Bugatti revelou na Monterrey Car Week talvez o seu mais ambicioso projeto Sur Mesure até agora: o Chiron Super Sport4 ‘Golden Era’. O carro captura o legado da Bugatti através de um intrincado conjunto de 45 esboços desenhados à mão diretamente em sua carroceria. Estes esboços celebram marcos históricos desde a fundação da empresa em 1909, bem como modelos icónicos da Bugatti, que vão desde o Château Saint Jean ao Type 57 SC Atlantic. Esta peça única é o resultado de dois anos de trabalho artesanal inovador e personalizado, apresentando técnicas inteiramente novas que a elevam do mundo automotivo para a pura arte. Ao longo do ano, outros projetos da Sur Mesure, como o ’57 One of One’ – uma homenagem ao famoso Type 57 SC Atlantic – também mostraram a amplitude da personalização disponível para clientes que desejam celebrar momentos icônicos da história da Bugatti.

Manter este savoir-faire é uma parte central do ADN da Bugatti, proporcionando um nível de experiência frequentemente associado às marcas de luxo mais renomadas do mundo. Disposta a oferecer uma plataforma para explorar a experiência de luxo moderna, a Bugatti organizou e acolheu o seu primeiro ‘Luxury Summit’ em Molsheim, acolhendo líderes de pensamento de diferentes indústrias e meios de comunicação de estilo de vida internacionais para mergulhar no mundo de amanhã, mudando as tendências e a evolução das necessidades dos clientes. O lançamento deste evento reforçou a posição da Bugatti como um farol de inovação com visão de futuro no cenário do luxo.

Um exemplo perfeito de experiência personalizada do cliente – um dos temas abordados no primeiro ‘Luxury Summit’ – é o 400 Drive apresentado pela Bugatti para um pequeno grupo de clientes. A marca ofereceu uma oportunidade exclusiva para clientes selecionados levarem seus próprios modelos Bugatti e tentarem ultrapassar os 400 km/h na mesma pista onde o ônibus espacial pousou – uma das raras ocasiões em que os clientes alcançam velocidades em um carro que muito poucos outros o terão feito, e num local normalmente proibido ao público. Procurando experiências incomparáveis ​​para os seus clientes, a Bugatti inspirou-se na filosofia em que a moderna marca Bugatti foi estabelecida quando Ferdinand Piëch originalmente desafiou os seus engenheiros e designers a criar um carro que pudesse viajar 400 km/h na pista durante o dia, e depois transportar seus passageiros para a ópera à noite.

O espírito de criar experiências memoráveis ​​para os clientes também se aplicou aos eventos Bugatti Grand Tour nos EUA e na Europa. Estes passeios, que tiveram mais sucesso do que nunca em 2023 e com um número de participantes nunca antes visto, combinaram a emoção de conduzir carros hiperdesportivos Bugatti por paisagens deslumbrantes com a oportunidade para os clientes descobrirem os tesouros gastronómicos, o património cultural e arquitetónico de uma região. jóias. Para a equipe Bugatti e os proprietários da Bugatti, esses passeios dão a oportunidade de aprofundar relacionamentos já fortes e promover um senso de comunidade entre a família Bugatti, destacando ainda mais o compromisso inabalável da marca em oferecer não apenas carros hiperesportivos que estão no auge do setor automotivo.

A linha de carros hiperesportivos Bugatti também continuou a evoluir em 2023, com o Bugatti Bolide5 fazendo sua estreia pública dinâmica. No asfalto sagrado do Circuito de la Sarthe na corrida do Centenário das 24 Horas de Le Mans, o Bolide, exclusivo para pista, trovejou em cada curva e em cada reta com o Bugatti Pilote Officiel Andy Wallace, vencedor de Le Mans em 1988, ao volante. O Bolide, o Bugatti moderno mais extremo já projetado, incorpora a encarnação mais pura do lendário motor W16, que alimentou todos os Bugatti nas últimas duas décadas.

O homem responsável pelo design de muitos desses carros – Achim Anscheidt – deixou o cargo de Diretor de Design no ano passado para entregar as rédeas ao seu vice, Frank Heyl. Na marca desde 2008, Frank já orientou o design de modelos icônicos como o Chiron6, Divo7, Bolide e W16 Mistral8, apresentando uma filosofia que combina desempenho com estética pura. Em 2023, como novo Diretor de Design, ele começou a traçar o futuro da Bugatti com as criações mais avançadas tecnologicamente, incrivelmente belas e autênticas.

Para garantir que essas criações de design avançado tenham uma experiência de cliente à altura, a rede de parceiros da Bugatti expandiu e fortaleceu ainda mais a presença da marca em todo o mundo. A adição de novas parcerias em Baku, Hong Kong, Cidade do México e Osaka representa um movimento estratégico para atender à crescente demanda global por carros hiperesportivos Bugatti e para reforçar a presença da Bugatti junto à sua clientela internacional com novos pontos de contatos confiáveis.

Até 2026, esta rede alargada de parceiros terá entregue mais de 1.200 carros hiperdesportivos Bugatti a clientes em todo o mundo, o que coloca o serviço e a manutenção como um ponto focal central para a marca. Seguindo um mantra de desenvolvimento para os seus carros hiperdesportivos que reconhece que o mais ínfimo detalhe pode ter o maior impacto, a marca sublinha a importância de evoluir constantemente o seu serviço pós-venda para garantir que cada passo de possuir um Bugatti seja incomparável. Liderando o desenvolvimento desta experiência está Alexis Ploix, Diretor de Pós-venda e Atendimento ao Cliente com sede em Molsheim, que foi nomeado para o cargo em 2023.

Molsheim sempre será o coração da Bugatti e, ao longo do ano, este local foi celebrado como o elo entre a marca moderna e o fundador visionário. Em 2023, o Festival Bugatti em Molsheim, organizado pela Enthousiastes Bugatti Alsace (EBA), celebrou o seu 40º aniversário. Como testemunho da rica herança da Bugatti, proprietários de automóveis clássicos e modernos foram convidados para a sede da marca. A Bugatti também continuou a trabalhar em estreita colaboração com clubes de proprietários entusiasmados em todo o mundo para garantir e celebrar o seu incrível legado.

Molsheim sempre esteve no centro da marca, sua casa desde 1909. As instalações de Molsheim sempre evoluíram com a marca, mantendo o espírito do fundador, mas também focando resolutamente no futuro. Em 2024, o local irá evoluir mais uma vez, com um edifício totalmente novo que ajudará a marca a alcançar os seus ambiciosos planos de crescimento para o futuro.

A chave para esses planos de crescimento é a entrega dos modelos Bolide e W16 Mistral a clientes em todo o mundo. Com ambos os modelos já esgotados, o Atelier de Molsheim irá agora dedicar-se à montagem manual destes carros – o último a ser equipado com o motor Bugatti W16. E com os modelos finais com motor W16 sendo construídos, a Bugatti está pronta para embarcar em uma nova jornada em 2024.