Política

Butantan fará pedido de registro da CoronaVac à Anvisa no dia 23 de dezembro

O governador João Doria (PSDB), acaba de anunciar, nesta segunda (14) de dezembro, durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, que São Paulo irá concluir os estudos da fase 3 da vacina CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, nesta semana e que, assim,  será solicitado o registro definitivo tanto à Anvisa, no próximo dia 23 de dezembro, quanto ao órgão correspondente na China, a Administração Nacional de Produtos Médicos (NMPA).

“O Brasil ultrapassou os 181 mil mortos e, hoje, são 6,9 milhões de infectados pela Covid-19. Temos assistido, nos últimos dias, novos exemplos do negacionismo no governo federal e de extremistas também. Infelizmente, aqueles que até pouco tempo menosprezaram o vírus, classificando como gripezinha, resfriadinho, agora, passaram a criticar o esforço para a vacinação dos brasileiros. São os mesmos que imaginavam que iriam resolver e sanar essa gravíssima crise de saúde do País, com a cloroquina, ou até mesmo com o histórico de atleta. Há uma semana assistimos o início da vacinação na Inglaterra, no Reino Unido, hoje, os Estados Unidos começaram a vacinar a sua população e, o governo brasileiro, ainda não tem um Programa Nacional de Vacinação com todas as vacinas disponíveis, incluindo a vacina do Butantan. E o governo brasileiro não tem sequer a data para começar a vacinação”, disse o governador.  E completou: “o governo federal precisa correr pela vida, porque insistir no marasmo, insistir num corrida político ideológica, a quem interessa essa lentidão que leva a vida de mais de 600 brasileiros todos os dias?”.

Segundo Doria, o número de voluntários testados na terceira fase já ultrapassou os 151, segundo a solicitação do comitê científico internacional, chegando a 170. “São Paulo espera obter registro da Coronavac até o final deste ano e iniciar a vacinação em 25 de janeiro de 2021”, diz.

Além disso, foi anunciado que as Polícias Civil e Militar receberam o primeiro lote, com 20 veículos Chevrolet Blazer, das 175 viaturas blindadas que ainda serão entregues. O investimento é de R$ 300 milhões. No total, serão entregues 300 veículos blindados até dezembro de 2021. “A polícia de São Paulo é a do Brasil a ter número expressivo de veículos blindados”, revelou o governador. As novas viaturas serão utilizadas no patrulhamento ostensivo de unidades especializadas, como o Comando de Policiamento de Choque (CPChq) e Batalhões de Ações Especiais de Polícia (Baeps).

Participaram da coletiva os secretários estaduais, de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi; de Segurança, general João Camilo Pires de Campos; o novo coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, Paulo Menezes, que assume no lugar de José Osmar Medina, após quatro meses; o secretário-executivo, João Gabbardo dos Reis, além do o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), Carlos Lula e do presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

BOLETIM-  Gorinchteyn também atualizou o número de casos no Estado:

– 1.337.016 casos confirmados

– 44.050 óbitos

– 4.634 internações em UTI

– 6.001 internações em enfermaria

A taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 59,8% e na Grande São Paulo de 65,5%.