Política

Cenário

Para quem acompanha as crises política e econômica ficou acuado com estas três notícias: 1) retração econômica de 1,9% no segundo semestre, que surpreendeu até os pessimistas; 2) buraco de R$ 10 bilhões nas contas primárias do setor público, em julho e 3) a disposição do governo de apresentar uma proposta de lei orçamentária para 2016 com previsão de déficit. O resultado é o seguinte: o acesso ao credito será difícil, o real poderá ser mais depreciado e as pressões inflacionárias serão mais fortes.

Atraso
O monotrilho para o ABC, segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), não tem previsão de retomada e já está com dois anos de atraso em relação às promessas originais de entrega do governo estadual. Assim, em dois anos, a CPTM tem 7 linhas com a entrega adiada. O aeroporto de Cumbica também está sem trem, que foi prometido para 2014. Segundo consta, não houve repasse da verba de R$ 250 milhões do governo federal.

Incrível
O jurista Hélio Bicudo, fundador do PT e vice da prefeita Marta Suplicy, quando governou São Paulo, em entrevista para Estadão, na quarta (2), disse que “apresentou na Câmara, um pedido de impeachment contra Dilma Rousseff. É o sétimo pedido de afastamento da presidente apresentado na Câmara neste ano, porém, é o primeiro subscrito por ex-militante histórico do PT. Bicudo foi deputado (1990/1994) e vice-prefeito de São Paulo (2001/2004) pelo PT, entre outros cargos”.

Na colheita
O ex-secretário de Obras da atual administração de Santo André, Paulinho Serra, já trabalha pela sua candidatura a prefeito. Para isso, está convidando amigos que desejam candidatar-se a vereador. Quem foi convidado e aceitou a convocação foi o empresário Homero Marques, que tem uma academia no bairro Campestre. Outras pessoas também estão sendo convidadas.

Novo pólo
O presidente da OAB/Santo André, Fábio Picarelli, está no comando da formação de novo grupo político para disputar eleições, provavelmente no próximo ano. Aliás, Picarelli está no caminho certo, pois na cidade há décadas não surgem novos grupos políticos. Por sinal, Picarelli tem o apoio da deputada federal Mara Gabrilli, que é da cidade, e também de um secretário do governo Alckmin.

Problemas
A Prefeitura de Santo André está com problemas financeiros. Seria interessante que o atual secretário da Fazenda dar um jeito de por a casa em dia, pois em caso contrário o prejuízo vai direto para a campanha de reeleição do prefeito Carlos Grana. Por sinal, o secretário prepara um novo Recref (Programa de Recuperação de Crédito Fiscais) para melhorar a receita financeira. Nos próximos dias, será protocolado projeto de reformulação do Recref para impulsionar a arrecadação de dívidas ativas.

Na igreja
O vereador Gilberto França (PMDB), São Bernardo, participou, como convidado, do Encerramento do Encontro de Jovens da Igreja Batista da Vida Plena, na tarde de domingo (30), feito pelo Pastor Orivaldo da Silva, na Chácara Moriá, na Estrada da Sapopemba, em Mauá.

Chega ao fim?
Meios políticos locais receberam informações de que haverá paz entre uma prefeitura do ABC com uma publicação local. O negócio, ao que tudo indica, está sendo fechado por um secretário municipal com a publicação, mas um empresário irá intermediar as negociações, ou seja, será o responsável para efetuar o pagamento de uma quota mensal, desde que a verba chegue até suas mãos. Esse acerto, evidentemente, é porque as eleições do próximo ano estão próximas. Com tudo isso, a paz vai chegar para os dois lados, especialmente à publicação.

A tiracolo
Na festa de San Bartolomeo, no estoril, em São Bernardo, no domingo (30), o prefeito Luiz Marinho (PT) esteve presente juntamente com seu candidato a prefeito na eleição do próximo ano: Tarcísio Secoli, secretário de Serviços Urbanos. Porém, em reunião política sobre o assunto, realizada dias atrás, Marinho avisou que vai definir o candidato somente no final deste ano.

Quem será?
O vice-governador Márcio França (PSB), esteve articulando, dias atrás, quem será o candidato em São Bernardo com apoio do governador: Orlando Morando (PSDB) ou Alex Manente (PPS)? Sua posição para escolha do candidato é a seguinte: quem estiver na frente das pesquisas será o candidato. Por aí, fica difícil aceitar as pesquisas fajutas que circulam no ABC, pois alguns que estão na frente não tem condições de se elegerem. O vice-governador, um pouco afastado do ABC, teria uma definição melhor se tivesse considerado as votações obtidas em São Bernardo, nas eleições para deputados em 2014. Morando conseguiu na cidade 103,2 mil votos e Alex, 88,5 mil votos. Precisa mais pesquisa?

Gasto inútil
As duas publicações ligadas ao prefeito de São Caetano pintaram e bordaram no sentido de que o ex-prefeito José Auricchio tinha sido cassado e não poderia disputar a eleição em 2016 para prefeito, com queria o grupo do Paço. Com uma forte verba, os jornais  inundaram a cidade com a informação falsa de que Auricchio não poderia disputar a eleição em 2006. Todo esse aparato foi um furo na água. Mais um fora da atual administração.