Para grande parte do público feminino, a vulva é motivo de vergonha, seja pelo formato ou pelo tamanho. Isso tem feito com que cada vez mais pessoas procurem saber sobre a chamada íntima, que envolve mudanças estéticas dos lábios vaginais.
A ninfoplastia é uma cirurgia plástica que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais, estruturas que têm como principal função direcionar o jato de urina durante a micção e proteger a vagina. A cirurgia é feita, principalmente, em casos de incômodo estético ou até mesmo de dor durante a relação sexual contribuindo para a melhora da autoestima e da vida sexual feminina.
Normalmente é utilizada a anestesia local com sedação, onde é possível deixar o hospital no mesmo dia. O cirurgião retira parte dos pequenos lábios e reconstrói essas estruturas. São dados pontos, normalmente absorvíveis, ou seja, que não precisam ser retirados posteriormente. As cicatrizes costumam ser discretas. O procedimento dura, em média, de 40 minutos à uma hora em meia.
A quantidade de tecido a ser retirada será decidida no intraoperatório pensando no benefício estético, mas também na função dos pequenos lábios. A idéia é tirar o excesso, ou seja, é a parte dos pequenos lábios que se projeta para fora dos grandes lábios.
A cirurgia íntima não possui contraindicações absolutas, no entanto, como em qualquer cirurgia, indivíduos com doenças crônicas descontroladas devem evitar procedimentos cirúrgicos, assim como pacientes com infecção ativa no local ou corrimento devem fazer tratamento antes de se submeter à cirurgia.
No pós operatório o repouso deve ser mantido pelo período de dois dias após a cirurgia; depois disso, o paciente pode voltar à rotina evitando atividade física até o primeiro mês, assim como relação sexual, período que coincide com a volta da sensibilidade do local, sendo esta não alterada durante a relação sexual.
A higiene da região íntima é feita normalmente com água e sabonete neutro, principalmente após urinar nas primeiras semanas. A paciente deve usar calcinhas frouxas de algodão que permitam que a região permaneça bem arejada até que a cicatrização esteja completa, o que ocorre cerca de 30 dias após a cirurgia. Depois de três meses, o inchaço já está reduzido e é possível ver o resultado final.
- Pâmella Matsudo
CRM: 135481 – Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Unidade São Paulo: Av. Indianópolis, 2451 – Fone: (11) 2577-7007 ou 2276-1846
Unidade São Caetano do Sul: Av. Goiás, 1400 – Fone: (11) 4229-4013 ou 4229-6969