A Prefeitura de Santo André, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), começou a normalizar a coleta de resíduos na cidade, que estava funcionando com atendimento reduzido por conta da greve dos caminhoneiros. Nesta terça-feira (29), a administração ampliou a quantidade de caminhões de coleta, que passaram para 51, o que representa 30% a mais em relação aos 39 veículos que recolhem o lixo em dias normais. A medida faz parte do esforço feito pela administração para garantir que os serviços públicos não sejam prejudicados pela paralisação.
“A Prefeitura está trabalhando intensamente para manter os serviços públicos em funcionamento, mesmo diante desta grave crise. Há um grande esforço de toda a equipe, para garantir o atendimento normal desses serviços essenciais à população e também minimizar os transtornos decorrentes dos problemas de abastecimento provocados pela paralisação dos caminhoneiros por todo o país”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
O Semasa tem a expectativa de também realizar o recolhimento normal dos resíduos na quarta-feira e na quinta-feira e espera a normalização do fornecimento de combustível para definir se será possível normalizar o serviço na sexta-feira. Nesta semana, o Semasa também suspendeu a coleta dos resíduos secos e pede a compreensão dos moradores para que, dentro do possível, não depositem nas ruas tais materiais, esperando a normalização do fornecimento de combustível.
A autarquia informa que os moradores podem levar seus resíduos secos para uma das estações de coleta da cidade, que permanecerão abertas normalmente até o seu limite de capacidade. As estações Caminho do Pilar, Carnaúba, Camilópolis, Cerquilho e Santo Expedito, que estavam fechadas na segunda-feira (28) por terem atingido tal capacidade, já foram reabertas nesta terça-feira.
A coleta em hospitais, postos de saúde, feiras livres e de animais mortos, bem como o serviço de varrição, estão normais.