Turismo

Com 106 anos, Hotel Majestic é um ícone em Barcelona

Santiago Martin, David Romero, Pascal Billard e Claude Troisgros (Foto: Paulo Freitas)

O diretor-geral do Hotel Majestic, em Barcelona (Espanha), Pascal Billard, está no Brasil para apresentar as novidades do empreendimento. O Majestic é um hotel familiar, que possui 106 anos, mas que tem se renovado ao longo dos anos e se mantém atual, mesclando o luxo tradicional com aspectos da modernidade.

Na quinta (10), o diretor-geral esteve no restaurante Chez Claude, onde os chefs David Romero (chef executivo do hotel), e Claude Troisgros executaram um menu especial para convidados.

Foram servidos como snack, Croquette de camarão, Crisp de mandioca & Steak tartare; para entrada, Vieira, Palmito, Doce de leite, Caviar de tapioca e Canelone de frango caipira, creme de trufas. Como prato principal, Robalo com azeitonas pretas e “pil pil” de vegetais e Barriga de porco, kimchi, maçã, molho de maracujá. Para sobremesa, Cheesecake, goiabada, queijo da Canastra. Todos os pratos foram harmonizados com seleção de vinhos da Abadia Retuerta, LeDomaine 2022 e Selección Especial 2019.

Na ocasião, Pascal Billard concedeu entrevista exclusiva à Folha. Confira.

Pascal Billard: diretor-geral do Hotel Majestic, em Barcelona (Espanha)

FOLHA DO ABC- O Hotel Majestic possui 106 anos e é um empreendimento familiar. Como ele se mantém atraente com o passar dos anos?

Pascal Billard- Ohotel é muito histórico, tem 106 anos, foi construído em 1918 e ainda é propriedade da mesma família. É um hotel independente de propriedade de uma família de Barcelona, Soldevila-Casals, que, atualmente, está em sua terceira geração. É um hotel que é um ícone em Barcelona.

É o hotel mais conhecido de Barcelona, porque está na melhor localização, no Paseo de Gracia, e tem esse lado histórico, que foi passado de geração em geração e, de fato, é um hotel que está aberto desde 1918 e nunca fechou, exceto, alguns meses durante a pandemia.

Mesmo durante a Guerra Civil, o hotel nunca foi fechado. É um hotel que servia de local para reportagens, Hemingway, Roberto Capa, os repórteres de guerra. Portanto, é um hotel que ainda tem uma vida muito ligada à comunidade de Barcelona.

FOLHA- Qual a porcentagem de ocupação dos brasileiros no hotel, por ano?

Pascal Billard- O mercado brasileiro já existe há alguns anos. Estou no hotel desde 2013 e, no começo, era um pouco tímido e, nos últimos anos, os clientes brasileiros têm representado uma porcentagem de 5% e 6%. Não é uma grande porcentagem, mas temos uma mistura de clientes de todo o mundo, especialmente em Barcelona. Mas, é uma porcentagem significativa. Como o cliente brasileiro vem de longe, os clientes brasileiros amam Barcelona, adoram a cidade. A grande vantagem é que é um lugar onde você pode caminhar, pode ir a todos os lugares a pé.

Há todos os grandes museus, a Pedrera, a Casa Batlló, a Sagrada Família. Tudo pode ser feito a pé. É um hotel ideal para os clientes brasileiros, porque eles encontrarão um lado idêntico e histórico de Barcelona. E, realmente a história de Barcelona, é majestosa.

Há muitas obras de arte no hotel. É um hotel onde temos muitos clientes de diferentes gerações, multigeracionais com avós, pais e filhos. Sei que os clientes brasileiros gostam de viajar com suas famílias e temos muitos hóspedes que vêm com muitos quartos conectados, suítes. Portanto, é um hotel que se encaixa muito bem e estamos vendo isso há alguns anos.

O número vem aumentando a cada ano. A clientela brasileira gosta muito de vir à Barcelona e acho que o hotel é adequado a essa clientela.

FOLHA- Quais serviços no hotel, os brasileiros mais procuram?

Pascal- Ao longo dos anos, fizemos muitas reformas em 106 anos, ele foi renovado em diferentes etapas. Na verdade, o que é interessante é que o hotel se adaptou às necessidades de seus clientes, os clientes internacionais e a clientela brasileira, que viaja pelo mundo todo, que sabe o que quer. Por exemplo, no final do ano passado, reformamos o spa, que é um spa no 10º andar, com cabines. Muito em breve, teremos o Nature Abyssé, com produtos de altíssima qualidade de Barcelona e fizemos todas as jacuzzis, realmente, temos essa parte muito particular.

Essa clientela que não quer se mostrar e, a partir deste ano, abrimos, também, um Wellness Center, que é outra parte do hotel, onde há uma piscina para nadar, com jacuzzi. Também reformulamos a academia de ginástica.

Portanto, é uma área onde os hóspedes do hotel podem descer com seus filhos e, também, com a família para relaxar. Assim, adaptamos, gradualmente, todos os serviços do hotel. Temos o restaurante Solc, com o chef David Romero, que é um restaurante locavore. Portanto, um restaurante que usa apenas produtos locais e sazonais. Então, conseguimos nos adaptar, temos um rooftop com dj, sempre mantivemos. Temos esse equilíbrio entre a tradição e as novidades.

É claro que temos o rooftop, que é um lugar muito badalado com uma clientela externa, muitos jovens, modelos, um djs todas as noites e no andar de baixo, temos um Piano Bar, com um pianista argentino, que dá uma atmosfera mais tradicional. Conseguimos trocar um pouco dos dois lados.

FOLHA- Quais serão as novidades para o fim do ano?

Pascal- No final do ano temos muitas surpresas para o Natal. Temos muitos clientes que vêm de fora da cidade para comemorar o Natal e o Ano Novo, porque Barcelona é uma cidade agradável nessa época do ano. O clima nunca é ruim, está sempre ensolarado. Um pouco mais frio, mas ainda muito agradável. Portanto, ainda temos muitas festas e jantares.

Na noite dos dias 24 e 24, na hora do almoço, temos um brunch magnífico, com muitos produtos de Natal e champagne. No dia 26, comemoramos, em Barcelona, o dia do Santo Estêvão, também é um almoço muito tradicional. Muitos clientes vêm à Barcelona em família. Conseguimos atrair tanto a clientela local, quanto os estrangeiros, que vêm para provar, saborear e descobrir um pouco das tradições locais.

E, claro, no dia 31 de dezembro, teremos uma grande festa, com uma banda ao vivo. Também recebemos muitos clientes locais. Portanto, temos uma mistura de hóspedes e clientes locais, moradores que vêm celebrar no hotel.

Confira a entrevista na íntegra.