O vereador e líder de governo de São Caetano, Gilberto Costa (Avante), protocolou a indicação nº 0445/23, na sexta (27) de janeiro, onde solicita estudo visando a elaboração de um projeto de inclusão da participação de bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias e similares ao rol de doadores habituais cadastrados junto ao Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade
O Banco de Alimentos do Fundo Social de Solidariedade tem como objetivo coletar alimentos, arrecadar, selecionar, processar e distribuir, gêneros alimentícios arrecadados, sem restrições de caráter sanitário para o consumo. Esses alimentos são doados às entidades assistenciais, previamente cadastradas no programa, contribuindo assim no combate à fome e ao desperdício de alimentos.
A equipe do Banco recepciona, seleciona, separa e analisa a qualidade dos produtos e as distribuem. Estas se encarregam de distribuir os alimentos arrecadados à população, seja por meio de refeições prontas ou repasse direto às famílias de baixa renda.
Para o vereador, estas doações irão contribuir para alimentar diariamente, as pessoas mais necessitadas em nossa cidade.
Atualmente, o Banco de Alimentos cadastra atacadistas, varejistas e feiras livres de São Caetano e de outras cidades da região. Para garantir a ampliação e o fortalecimento desse investimento social, pelo setor privado, seria bem-vinda a inclusão de bares, restaurantes e pizzarias ao rol de doadores habituais cadastrados.
“Considerando que no município há cerca de 895 empreendimentos alimentícios, no setor de bares e, lanchonetes, restaurantes, pizzarias e similares, tal medida vem ao encontro do interesse pela cultura de doação ao desenvolvimento social em nossa São Caetano”, conclui Costa.