Vereadores

Câmara aprova saída de São Caetano do Consórcio e da Agência

A Câmara de São Caetano realizou, na terça (31) de janeiro, duas sessões extraordinárias para a votação de três projetos de autoria do Executivo; entre os quais os projetos que autorizam a saída do município do Consórcio Intermunicipal ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC. A Casa aprovou a saída da cidade das duas entidades, em dois turnos. O presidente do Poder Legislativo, vereador Professor Pio Mielo (PSDB) levantou o recesso parlamentar para a realização das duas sessões.

Durante a votação do projeto, os vereadores debateram, em especial, a saída da cidade do Consórcio Intermunicipal, colocando seus posicionamentos favoráveis ou contrários.

O líder do Governo na Casa, vereador Gilberto Costa (Avante) -foto-, pontuou que tanto a Casa como o ABC sempre discutiram a função do Consórcio e que não via prejuízo na saída do município do órgão. “Tenho certeza que os moradores da cidade de São Caetano não vão no Consórcio; eles vão vir aqui na Câmara Municipal, nas Secretarias do município, nas Diretorias do município ou na prefeitura, para discutir políticas públicas na cidade”, disse Costa.

O vereador Parra (Podemos) apresentou duas emendas únicas para cada um dos projetos de saída dos órgãos, que foram rejeitadas.

Reorganização

Também foi aprovado, em dois turnos, o terceiro projeto da Prefeitura, que reorganiza a estrutura administrativa do Poder Executivo, desmembrando a atual Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão para duas novas Secretarias: Gestão e Governo Digital e Planejamento. Segundo o vereador Matheus Gianello (PL) a divisão proposta trará uma separação entre planejamento e gestão. “Essa mudança só serve para melhorar a dinâmica da administração pública, e não para criar custo”, afirmou Gianello.