Cidades

Defesa Civil alerta para temporais e rajadas de vento, a partir desta sexta (21)

Grande São Paulo está entre áreas que podem ser atingidas por rajadas de ventos superiores a 75 km/h (Foto: Gov.SP)

Uma nova frente fria atinge o Estado de São Paulo, nesta sexta (21), derrubando as temperaturas e favorecendo pancadas de chuvas de moderadas a fortes, descargas elétricas, granizo e rajadas de ventos, alerta a Defesa Civil dos Estado.

Os ventos podem superar os 75 km/h em alguns locais entre sexta-feira e domingo, e devem ser mais intensos na Grande São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e regiões de Registro, Sorocaba, Campinas, São José dos Campos, Marília, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara, elevando o risco de queda de árvores, destelhamento, interrupções no fornecimento de energia elétrica, danos em estruturas vulneráveis e impactos na mobilidade urbana e nas operações portuárias.

A reduzida quantidade de chuvas durante o mês de agosto e o solo extremamente seco favorecem ainda a formação de tempestades de poeira, segundo a Defesa Civil.  As rajadas de ventos mais intensas podem levantar partículas soltas na superfície do solo, reduzindo temporariamente a visibilidade e elevando o risco nas estradas.

Temperaturas

Na Capital, ABC e Baixada Santista, os termômetros devem ficar entre máximas de 25ºC e mínimas de 13ºC. Já no sábado e domingo, as temperaturas caem ainda mais, com máximas de 22ºC e mínimas de até 10ºC em algumas regiões.

Veja a previsão:

Sexta-feira (21)

São Paulo >>> Min: 14°C Max: 25°C
ABCD >>> Min: 13°C Max: 24°C

Sábado (22) e Domingo (23)

São Paulo >>> Min: 12°C Max: 22°C
ABCD >>> Min: 12°C Max: 19°C

Orientação à população

A Defesa Civil esclarece que acompanha continuamente a evolução das condições meteorológicas no Estado por meio do monitoramento constante e orienta a população a acompanhar os alertas oficiais enviados por SMS. 

Em casos de temporal ou vendaval, a orientação é evitar permanecer sob árvores, estruturas metálicas e coberturas frágeis, recolher objetos que possam ser arremessados e redobrar a atenção nas rodovias. Quem estiver no litoral paulista deve evitar locais abertos, entrar no mar e utilizar transporte marítimo. Se possível, busque abrigo em construções de alvenaria e permaneça longe de janelas de vidro, coberturas metálicas e áreas abertas.

Em situações de emergência, o atendimento pode ser solicitado pelos telefones 199, da Defesa Civil, e 193, do Corpo de Bombeiros.