ARY SILVEIRA BUENO Opinião

Diagnóstico de Maturidade da Gestão Contábil e Fiscal

Em 27/12/2023, compartilhamos com o mercado do ABC Paulista e da Baixada Santista, a conexão estratégica técnico / comercial entre a ASPR – Sua Companhia de Gestão e a LGK – Gestão e Governança – FDC / Fundação Dom Cabral. Saiba mais visitando o Blog no site www.aspr.com.br.
O propósito do compartilhamento, foi o de apresentar o Questionário para Diagnóstico gratuito de Maturidade em Gestão e Governança, disponibilizado pela FDC.
Você optando por fazer o Diagnóstico, é enviado pela LGK – FDC relatório completo, que mostra o seu posicionamento em relação à outras empresas que são referências no setor, apontando o que merece mais atenção, pontos de destaques e recomendações de ações.

DIAGNÓSTICO DE MATURIDADE DA GESTÃO CONTÁBIL E FISCAL? SIM! 

Cuidar da Maturidade em Gestão e Governança de forma ampla, sem se ater a conveniência de se dar ao mesmo tempo, a devida atenção a um Diagnóstico de Maturidade da Gestão Contábil e Fiscal, em especial da Contabilidade Gerencial, pode resultar em um “pecado capital” que deve ser evitado. 

MOTIVOS QUE JUSTIFICAM A MUDANÇA DE ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL 

 São muitos os motivos. Eis dez que, na falta deles, justificam a mudança.
São requisitos indispensáveis e inadiáveis de uma boa Organização Contábil: 

 1. Ter boa experiência no segmento do Cliente; 

2. Estimular e desenvolver fortemente o seu Time de Profissionais; 

3. Cumprir o Código de Ética do Contador, sendo efetivamente de confiança; 

4. Praticar e valorizar a relevância de uma boa comunicação; 

5. Cumprir rigorosamente os prazos legais, bem como os estabelecidos com o Cliente (relatórios gerenciais etc.); 

6. Praticar a mitigação de temidos riscos (multas, cyber segurança etc.). Para isso, ela deve possuir seguro de responsabilidade civil; 

7. Zelar pela qualidade dos serviços de terceirizados, de áreas como: Paralegal, TI, Compliance, Inovação, Transformação Digital, Advocacia Empresarial, entre outras; 

8. Fazer permanente atualização de tecnologias digitais (integração de sistemas, R.P.A – Robotic Process Automation, contabilidade em nuvem, Business Intelligence, uso de IA etc.); 

9. Possuir, por exemplo, pessoa responsável que possa atender as normais demandas do Cliente, quanto aos três Fundamentos do Pilar Negócios Digitais do movimento Brasil Digital para Todos. A ASPR dispõe para isso, da área: Sucesso do Cliente; e 

10. Por último, também importante, ela deve avaliar junto com a possível nova Organização Contábil, os recursos sistêmicos de que ela dispõe (ERP etc.), a qualidade da conformidade técnica e legal, quanto aos dados, demonstrações financeiras e relatórios gerenciais. Avaliar se a contabilidade será feita no seu sistema (interno), total ou parcialmente, ou se será feita 100% no sistema da nova Gestão Contábil, com integrações e sem papel. 

CONCLUINDO 

 A Organização Contábil deve ser mais do que eficiente e eficaz. Ela deve ser efetiva ao Cliente! 

 Listei dez motivos para que a sua empresa considere no planejamento de 2025, para contar com os serviços altamente especializados e conexão estratégica de uma nova Organização Contábil. 

 A lista, no entanto, não é exaustiva!
Faz-se necessário e oportuno avaliar, devido a realidade com a qual convivemos, como: 

 – necessidade de inovar; 

– falta de pessoas preparadas; 

– mudanças intensas e impactantes; 

– revolução tecnológica sem precedentes; 

– complexa e preocupante reforma tributária; e 

– transformação digital, com ela a nova cultura digital. 

Fácil, também sabemos que não é. Ótimo planejamento para 2025! 

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário