Negócios

Diretoria da Scania alinha futuros projetos em São Bernardo

Os avanços de uma nova política municipal, amparada em objetivos de resgate ao desenvolvimento econômico, manutenção e geração de empregos, além de fomento para futuros projetos foram os temas debatidos pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, com os diretores da Scania, ocorrida na terça (17), na fábrica da montadora, localizada na Avenida José Odorizzi.

Na companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, e do adjunto da pasta, Fernando Martini, o chefe do Executivo dialogou sobre a instituição das novas medidas no município, a partir de janeiro de 2017, com o presidente e CEO da Operação Industrial da Scania, Christopher Podgorski, e com o diretor de Assuntos Governamentais para a América Latina, Gustavo Bonini.  

“Ao longo dos últimos anos, São Bernardo perdeu seu potencial de força industrial com a debandada de muitas empresas. O poder público tem responsabilidade de buscar mecanismos para fortalecer todo este setor. Pautado nisto é que buscamos um novo plano para a cidade que está reagindo diante de todo o cenário desfavorável na economia”, pontuou o prefeito.

Dentre os itens implementados na cidade, a partir desta gestão, foi destacada a Lei de Incentivo Fiscal, que concede aos empregadores desconto gradativo no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) mediante abertura de novos postos de trabalho, o alinhamento com o setor privado – o poder Executivo atuando como agente facilitador –, além de total proximidade com o setor privado.

“Foi muito importante receber a visita do prefeito e constatar essa forma de trabalho, que aproxima. Um setor depende do outro para fazer suas ações. E com esta sinergia os bons resultados ocorrem”, destacou o presidente da montadora sueca.

Há 60 anos no País, a Scania é uma das marcas mais consolidadas no setor de caminhões. Em São Bernardo, fábrica foi instalada cinco anos depois da chegada no Brasil se estabelecendo como uma das maiores plantas industriais na montadora.

Além dos temas do desenvolvimento econômico, o prefeito de São Bernardo abordou sobre o programa Emprego Cidadão, que prestes a completar um ano no município, tem mudado a vida dos moradores de rua, com emprego com carteira assinada.