As eleições 2022 serão decididas neste domingo (30) de outubro. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputam o cargo de presidente da República.
Em 12 estados, haverá segundo turno para governador: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Rondônia.
Local de votação
Para descobrir em qual local em que deverá votar, o eleitor deve fazer uma pesquisa no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e preencher os campos com número do CPF ou do título de eleitor, data de nascimento e nome da mãe. As seções eleitorais abrem às 8h e fecham às 17h (horário de Brasília).
Documentos
O título de eleitor não é o único documento que permite ao eleitor escolher seus candidatos. Segundo TSE, caso não tenha o título é possível votar com um documento que tenha foto.
A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos:
-e-Título (título de eleitor em meio digital). Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
-Identidade social;
-Carteira de identidade;
-Passaporte;
-Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
-Carteira de trabalho;
-Certificado de reservista;
-Carteira nacional de habilitação.
Ordem da votação
Nos dois cargos em disputa, o número dos candidatos é formado por dois dígitos. Por isso, os eleitores precisam ter atenção na hora de digitar na urna. A ordem correta é: primeiro, o voto para governador; depois, para presidente. No exterior, os eleitores votarão apenas para presidente.
Após digitar o número, é importante conferir se o nome e a foto do candidato escolhido aparecem na urna eletrônica. Se estiver errado, basta apertar a tecla “corrige” e digitar o número certo.
A Justiça Eleitoral incorporou uma novidade às urnas eletrônicas para a votação deste ano: os eleitores terão um segundo adicional para conferir cada voto digitado nos equipamentos.