Eleições

Em S.Bernardo, Garcia vistoria obras e almoça com empresários

O candidato ao Governo de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), esteve em São Bernardo, na quinta (18), onde, ao lado do prefeito Orlando Morando (PSDB), vistoriou as obras do programa Viver Melhor, que promove melhorias nas estruturas de moradias precárias, no bairro D.E.R, às margens da Via Anchieta. Ambos estiveram acompanhados dos candidatos a vice, Geninho Zuliani, e ao senado, Edson Aparecido.

“No programa Viver Melhor, pela primeira vez, o Governo do Estado reforma a casa das pessoas. Não tiramos as pessoas de onde elas vivem. Respeitamos com dignidade as casas. Preservamos as raízes das pessoas que vivem nestes locais há muitos anos, mas que não têm uma moradia digna”, explica Rodrigo.

Em São Bernardo, do total de 632 moradias cadastradas no D.E.R, já foram concluídas as obras em cerca de 350. “O Viver Melhor está realizando reformas em mais de 17 mil casas no Estado de São Paulo. Trocamos o telhado, fazemos o reboco, faz banheiro novo. Consegue colocar, muitas vezes, janelas nas casas. Uma casa inadequada tem toda a dignidade com o programa Viver Melhor. Ele foi lançado aqui no ABC, em São Bernardo. Fizemos a primeira etapa. Foram mais de 350 unidades e o trabalho continua aqui, na comunidade do D.E.R”, revela.

O candidato ainda se comprometeu a expandir o programa e aumentar o número de casas reformadas. “O nosso projeto para os próximos quatro anos é fazer muito mais. É fazer mais de 100 mil unidades habitacionais que serão reformadas pelo Viver Melhor. Além deste programa, São Paulo continuará investindo 1% do que arrecada na construção de Habitação. Somos o único Estado do Brasil que usa dinheiro próprio para fazer habitação com dignidade. Entregamos 70 mil unidades até o final deste ano e temos o projeto de ampliar a construção de unidades habitacionais”, enfatiza.

O tucano ainda destacou as intervenções que estão sendo realizadas na região do Grande Alvarenga. “Temos muitos projetos de urbanização e cito o Alvarenguinha, que fará com que todo o bairro seja transformado, com esgotamento sanitário, com energia, com calçadas e também com a construção de ruas, ou seja, pavimentação. Estamos fazendo urbanização. Estamos fazendo a reforma do Viver Melhor nas casas de quem precisa, estamos fazendo casa para quem não tem casa e fazemos a regularização fundiária para quem tem casa e não tem a estrutura”, afirma.

Após a vistoria, os tucanos seguiram para almoço com empresários na Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo. “Hoje, temos um Estado equilibrado, que tem feito obras significativas em São Bernardo e no ABC e possui condições de retornar os benefícios fiscais que, durante a pandemia, foram reduzidos. A partir do ano que vem voltam todos ao período pré-pandemia. Iremos olhar cada setor e segmento da sociedade para procurar apoiar, seja com redução tributária seja com financiamento e crédito”, afirmou Rodrigo.

Cerca de 600 representantes de entidades compareceram à cerimônia, entre elas, a Acisbec (Associação Comercial e Industrial de São Bernardo), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), Setrans (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do ABC), Singrafs (Sindicato das Indústrias Gráficas do ABC e Baixada Santista), Sinace.

 O evento contou também com a presença do vice-prefeito Marcelo Lima (Solidariedade), da deputada estadual Carla Morando (PSDB) e outras autoridades.