Política

Estado de SP mantém volta às aulas em 7 de outubro

O governador do Estado, João Doria, no Palácio dos Bandeirantes, acaba de anunciar, nesta sexta (18) de setembro, durante coletiva de imprensa, junto ao prefeito de São Paulo, Bruno Covas; aos secretários estaduais, de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen; de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn; de Educação, Rossieli Soares; ao secretário municipal de São Paulo de Educação, Bruno Caetano; ao coordenador e ao secretário-executivo do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, respectivamente, José Osmar Medina e João Gabbardo dos Reis, novas informações sobre a volta às aulas.

Doria revelou que o Estado irá manter a volta às aulas, no próximo dia 7 de outubro, para escolas municipais, estaduais e particulares. Poderão retornar às escolas, estudantes do 3º ano do Ensino Médio (EM) e do Ensino para Jovens e Adultos (EJA e CEEJA). “A volta às aulas está condicionada à autorização dos prefeitos dos 645 municípios. Eles terão autonomia para tomar essa decisão”, garantiu. Só na rede estadual são mais de 5 mil escolas.  À volta para o Ensino Fundamental e demais etapas de ensino estão previstas para o dia 3 de novembro.

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que tem por finalidade prestar assistência financeira para as escolas públicas, já investiu R$ 650 milhões para compra de equipamentos necessários para o retorno segura às aulas. Além disso, outros R$ 50 milhões serão complementados para itens de segurança contra a propagação do novo coronavírus.

As escolas deverão elaborar protocolos de segurança e encaminhar para a Secretaria de Educação do Estado, que irá aprovar ou não as medidas adotadas. “A escola só irá retornar se tiver todos os equipamentos de proteção necessários. A volta será realizada de forma gradual”, explicou Rossieli.

Além disso, o governador anunciou que todas as regiões do Estado permanecem na fase 3 (amarela) e que houve queda de 3% na média móvel de internações em São Paulo.

BOLETIM- O secretário de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, atualizou o número de casos no Estado:

– 924.532 casos confirmados

– 33.678 óbitos

– 4.003 internações em UTI

– 5.673 internações em enfermaria

Gorinchteyn revelou que a taxa de ocupação dos leitos de UTIs no Estado é 49,1% e na Grande São Paulo de 48,5%.