A pedido do governo, já publicado na mídia, revela o tamanho do estrago na economia. As 25 maiores empresas de capital aberto do país, juntas, têm mais de meio trilhão de reais em dívidas que vão vencer nos próximos quatro anos. Por isso, alguns banqueiros comentam que com a recessão a maior parte dessas empresas vai ter que refinanciar o volume que deve na praça. Segundo consta, essa situação já apavora o governo e os grandes bancos. Dos empréstimos realizados, 60% foram efetivados no
Brasil.
Vai ou não?
O atual período em Brasília domina tudo até o final do impeachment. Isso porque a votação na Câmara foi show para os deputados na hora de citarem quem iria votar. A turma do Sim caprichou no momento da votação porque o Brasil inteiro estava assistindo. Uns citavam a família inteira e outros faziam questão de criticar a turma do Não. Depois, da vitória do Sim, o vice-presidente Michel Temer já começou a organizar seu futuro governo convidando pessoas de bom nível para os postos chaves. O curioso nisso tudo é que a filha de Temer, Luciana Temer é secretária da gestão de Fernando Haddad (PT), prefeito de São Paulo. A filha de Temer faz questão de falar que “o processo contra Dilma não foi Golpe”.
Placar
Na terça (26), o Estadão publicou, na primeira página, o Placar do Impeachment: Sim, 50 votos; Não, 20 votos, Não responderam, 7 votos e 1 provável ausência. No senado são necessários 41 votos para a abertura do processo de impeachment e afastamento da presidente por seis meses. O Sim, então, tem 9 votos a mais do que necessário. Na Câmara dos Deputados, o Placar do Estão acertou em cheio.
Agora, vai
A prefeitura de Santo André, depois de muito vai ou não, resolveu transformar diariamente 100 toneladas de lixo orgânico desperdiçado na feira, produzido na cidade, em adubo. O processo será feito numa usina de compostagem, a ser montada na Craisa (Cia de Abastecimento de Santo André) pelo Semasa. A compostagem é simples e precisa de local para depósito do material orgânico, restos de alimentos e plantas, e folhas e serragem para cobrir detritos. Depois de algumas semanas e é feito monitoramento diário para se remexer a mistura. Assim, o gás e o adubo, no futuro, precisam uma parceria com a iniciativa privada.
Pressão
Militantes do PT da atual administração pressionam o prefeito Carlos Grana (PT) cobrando a dispensa do secretário da Saúde, Homero Nepomuceno. A principal reclamação da base petista é que o secretário mantém distância aos funcionários do setor, pois, segundo conta, que integra o alto escalão desde o início do mandato, em 2013. Já aconteceu discussão acalorada em conversas em grupo (WhatsApp) com troca de acusações. Neste sábado (30), será realizada uma reunião no diretório do PT para discutir o assunto.
Plano 1
O deputado federal Alex Manente (PPS), pré-candidato a prefeito de São Bernardo, segunda (25), na sede da Associação dos Funcionários Públicos de São Bernardo, lançou a plataforma para construir seu projeto de governo com o título: “Prá Frente São Bernardo”. A cerimônia contou com o apoio dos seguintes partidos: PMN, PMB, PTB, PRB e PPS e também com o presidente do diretório de São Bernardo do PPS; líder da OAB de São Bernardo, Luiz Ricardo Davanzo e o ex-vereador Admir Ferro.
Plano 2
O curioso é que evento de Alex Manente foi iniciado com um atraso de hora e meia por queda de energia elétrica, atingindo apenas a sede da Associação. Alex não acusou diretamente seus dois adversários, porém, disse: “não quero polemizar, mas é uma rotina dos grupos que comandam ou já comandaram a cidade”. Também fui alvo de duas oposições, com mentira, calúnias com fotos que são montadas pelas redes sociais”.
Coordenação
A secretária de Planejamento de São Bernardo, Nilza de Oliveira (PT), disse, para um jornal local, na terça (26), que “pretende gerenciar os recursos do projeto político do pré-candidato a prefeito Tarcísio Secoli (PT)”. Na mesma matéria, o cargo estava sob o comando com deputado estadual Luiz Fernando Teixeira. Diante disso, o prefeito Luiz Marinho pretende colocar Luiz Fernando como seu braço-direito no projeto político.
Presença
No evento realizado pela Rede Feminina de São Caetano, que completou 45 anos, no Lar Nossa Senhora das Mercês. No entanto, o evento não contou apenas com a presença das socialites locais. Assim, os políticos marcaram presenças, principalmente os pré-candidatos a prefeito. O ex-prefeito José Auricchio esteve presente junto com sua esposa Denise. Outro candidato a prefeito que esteve na festa foi o casal Agatha e Fábio Palacio.
Não sabe
A mudança do secretariado da prefeitura de São Caetano, na atual gestão, ao que tudo indica, mais de 20 secretários deixaram seus cargos por vários motivos. Se alguém perguntar ao atual prefeito PP se sabe dizer os nomes completos de mais de 30 secretários, evidentemente, não irá acertar todos os nomes. Vai gostar de mudança assim em…
Filiação
Diversos políticos de São Caetano fizeram suas filiações no PSC, sendo a maioria do PPS. Marcel Munhoz, vereador e presidente do PPS, fez uma comunicação ao cartório eleitoral. Depois, foi para a polícia, abrindo inquérito para apurar o que aconteceu. Munhoz acusa integrantes da sigla social-cristã de integrá-lo sem autorização ao partido com a finalidade de prejudicá-lo na eleição de outubro próximo.