Política

Diferença

Os jornais Estadão e Folha, na votação de Impeachment, no domingo (17), estiveram perto do total de votos alcançados na Câmara dos Deputados a favor dos oposicionistas. Na edição de domingo (17) Estadão, na pesquisa realizada, chegou a 350 votos pró-impeachment contra 133 votos para presidente Dilma. Na segunda (18), a contagem ficou em 367 para o Sim e 137 para o Não. Por outro lado, a Folha, na pesquisa realizada, chegou a 347 para o Sim e 130 para o Não. O resultado foi de 367 votos para o Sim e 137 votos para o Não. A necessidade de votos necessários para o Sim era 342.

Previsão
O Estadão, por sua vez, também publicou, na edição de segunda (18), a pesquisa feita com os votos no Senado. Assim, o Placar do Impeachment no Senado é seguinte: 44 votos a favor do Sim; 6 indecisos; 10 não quiseram responder e Não, 21 votos. O Senado tem 81 senadores.

Preparado
Se a votação no Senado for favorável ao impeachment, o vice-presidente Michel Miguel Elias Temer Lulia (PMDB/SP) será o novo presidente do Brasil. É presidente do PMDB há 15 anos e para isso usou todo peso do partido para ascender politicamente. Mas, ainda vai ter que se entender com o presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB/AL), pois é a última etapa a separar para sentar na cadeira de presidente do Brasil. Atualmente, Temer está com 75 anos.

Sem PMDB
O ex-presidente Lula da Silva, segundo matéria publicada pelo Valor Econômico, edição de quarta (20), disse o seguinte: “Sem perspectiva de barrar o impeachment no Senado, o ex-presidente Lula da Silva, aconselhou, na terça (19), o comando do PT a partir para o ataque contra o vice-presidente Michel Temer e apostar em uma estratégia para deslegitimar um provável governo do PMDB. A ideia é impedir a aprovação de medidas propostas pela futura gestão peemedebista para inviabilizá-la, deforma a ajudar a um eventual retorno da presidente ao cargo”.

Sem mandato
A deputada estadual Vanessa Damo (PMDB), Mauá, teve seu mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na terça (19), por sete a zero e ficará inelegível até 2020. Vanessa foi condenada pela Justiça Eleitoral de Mauá por causa de propaganda negativa na eleição de 2012 contra seu concorrente Donisete Braga (PT), hoje prefeito. O material distribuído por Vanessa sugeria a participação do petista no assassinato do prefeito de Santo André, Celso Daniel, que aconteceu em 2002. Vanessa recorreu da sentença no TRE/SP, que negou o recurso e manteve a pena parlamentar.

Problemas
Dois pré-candidatos a prefeito estão se digladiando pelo Tribunal Jurídico. O prefeito de Santo André, Carlos Grana (PT), após a investigação do Ministério Público, que requereu à Justiça a cassação do diploma do prefeito de Santo André, pois há prova de que o PT utilizou serviço de telemarketing falso, na madrugada de outubro (28), no período do segundo turno com finalidade de prejudicar a campanha do prefeito Aidan Ravin. Por outro lado, o ex-prefeito Aidan está se defendendo de problemas administrativos e também de não ter investido o valor estimado oficialmente na área da Educação. Quem vai levar a melhor nesse pleito?

Desafios
O pré-candidato a prefeito de Santo André, Paulinho Serra (PSDB), incluiu na sua campanha dois desafios: 1) recuperar o desenvolvimento econômico e sustentável para gerar emprego e renda local e 2) qualificar e enxugar a máquina pública, para reduzir gastos. Aliás, está na hora de o caixa funcionar com dinheiro suficiente para pagar as dívidas.

Inauguração
O deputado estadual Orlando Morando, pré-candidato a prefeito de São Bernardo, na segunda (18), participou da inauguração da nova sede da Comunidade Padre Pio, no bairro Dom Pro. A Comunidade conta apenas com o apoio da Paróquia Santo Antonio, sob o comando do Padre George e vive de doações da comunidade. Morando e sua família colaboram com a entidade desde a sua existência no Jardim Canaã, depois Royal Parque e agora no Riacho Grande

Veículos
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente recebeu da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedec), na terça (19), três veículos que foram doados pela Volkswagen. A entrega atende a determinação do Ministério Público do Trabalho, por causa de sentenças trabalhistas contra a empresa. São Bernardo tem 15 conselheiros, cinco para cada um dos três conselhos. O secretário Tarcisio Secoli (Serviços Urbanos) esteve no local representando o prefeito Luiz Marinho (PT).

Saúde
São Bernardo conquistou menção honrosa no 30º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado. Foi com o relato da UBS Vila Marchi sobre experiência na criação de grupo para pessoas com dor crônica. O Congresso foi realizado entre 13 e 15 de abril, no Anhembi, reunindo 1,6 mil participantes de 469 cidades do estado. A Secretaria de Saúde expôs 24 dos 538 trabalhos na Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios.

Vacina
São Caetano recebeu do Ministério da Saúde, via Secretaria de Estado da Saúde para a primeira etapa (profissionais da Saúde) 7.500 doses, para segunda etapa (crianças, gestantes e idosos) 24.400 doses e para a terceira etapa (mulheres puérperas e pessoas com morbidades) 13.200 doses.