O centro do poder em Brasília foi atingido em cheio com prisão de João Santana, marqueteiro da atual presidente e também do ex-presidente Lula da Silva. Isso porque fica exposta a forte ligação de confiança entre a presidente Dilma Roulssef e o marqueteiro que, mais do que principal estrategista de suas duas campanhas eleitorais é, por isso, um de seus principais conselheiros, sempre consultado sobre questões políticas e também da participação na elaboração de estratégias de comunicação e marketing do governo. O grau de confiança depositada por Dilma no marqueteiro deixa a presidente em situação difícil e constrangedora diante de graves suspeitas sobre os atos praticados.
Pesquisa
O PT pode encontrar dificuldades na eleição de outubro próximo, segundo conclusão do cientista político David Samuels, professor da Universidade do Minnesota (EUA), em pesquisa feita em parceria com Cesar Zucco Jr., da Fundação Getúlio Vargas, que foi publicada pela Folha de São Paulo, edição de domingo (21). Também não se manifestam preferência por nenhum outro partido político. Alguns dados: Antipetistas puros saltaram de 7,49% do eleitorado em 1997 para 11,44% em 2014, representando um grupo maior que a soma das pessoas que declaram preferência por PSDB e PMDB. Os que dizem preferir a legenda de Lula despencou nos últimos oito anos: 14% do eleitorado tinha simpatia pelo PT em 1997. Pulou para 23,28% em 2006 e recuou para 15,95% em 2014. PMDB e PSDB perderam fatias de seus partidários nos últimos anos.
Dívida milionária
O débito com a prefeitura de São Paulo dos três grandes clubes do futebol paulista, São Paulo, Palmeiras e Corinthians, é nada menos que cerca de R$ 300 milhões, relativo ao período de 2010 a 2014 e inclui multas e correção monetária, de acordo com editorial publicado no Estadão, no domingo (21). Diz o texto que “se a prefeitura não foi tão eficiente para constatar a irregularidade em 2015, poderia ter evitado que a dívida crescesse ao longo de quatro anos. Vinte vereadores da Câmara se apressaram em assinar emendas em um projeto de lei em tramitação e que trata de outro assunto chamado “contrabando”, na gíria alimentar, anistiando o débito.
Corte
A Câmara de Santo André tem 285 servidores sem concurso público. No entanto, por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MP), a Câmara será obrigada a demitir, a partir de 2017, cerca de 42 servidores. O TCE e MP enviaram, respectivamente, um apontamento e uma ação civil para demitir os servidores. A Câmara, como parte da reforma administrativa, foi dividida em três projetos diferentes, pois a proposta sobre comissionados não estava na ordem do dia.
Revisão
Santo André constatou que 27 mil imóveis tiveram mudanças físicas e diante disso o IPTU sofreu aumento aos ser pago. Porém, somente 2.085 proprietários de imóveis contestaram o valor cobrado no carnê. Diante disso, o atual secretário da fazenda foi convidado pela Câmara com finalidade esclarecer as queixas, pois estavam cobrando valores diferentes de seus imóveis. A defesa do secretário foi “de que não tinha toda informação a ser prestada”.
Não foi
O deputado Orlando Morando (PSDB) foi convidado, segundo a coluna Painel, Folha de- São Paulo, edição de sábado (20), para um evento antes das prévias, organizado pelo empresário João Dória (PSDB) pré-candidato a prefeito de São Paulo. No entanto, Morando revelou que não tinha sido convidado pois no dia evento, sábado (20), iria passar o fim de semana no Rio.
Candidato
O vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), provável candidato a governador de São Paulo em 2018, luta pela transferência do deputado Alex Manente (PPS) para seu partido, que também terá o governador Gerald Alckmin (PSDB) como candidato a presidente da República, em 2018, já que o dono do lugar no PSDB é Aécio Neves. Além de tudo isso, França quer unir Morando e Alex na sucessão municipal de São Bernardo. Será que vai conseguir?
Mudança
O ex-prefeito Maurício Soares deixou o PT e já foi convidado para ingressar no PSB, do vice-governador Márcio França. No entanto, está sendo paparicado para ser vice-prefeito na eleição municipal em outubro deste ano. O deputado Orlando Morando (PSDB), para a mídia local, disse que “hoje o ex-prefeito local e ex-presidente da Fundação Criança é o principal nome para ocupar a vice em minha candidatura ao Paço em outubro”.
Coordenador
O deputado estadual Luiz Fernando Teixeira (PT) é o coordenador da campanha eleitoral Tarcísio Secoli (PT), que vai disputar a prefeitura de São Bernardo na eleição de outubro deste ano. Teixeira, como se sabe, foi eleito deputado estadual com 102,9 mil votos, dos quais 37,6 mil votos em São Bernardo. Também tinha pretensão de se candidatar a prefeito local, mas o apoio do prefeito Luiz Marinho foi decisivo para escolha do Secoli.
Remarcada
Finalmente, a eleição da Associação Comercial e Industrial de São Caetano do Sul (Aciscs) foi remarcada para 29 de março, depois de um adiamento. A disputa para a presidência está pesada.
Abono
O Executivo de São Caetano enviou à Câmara, na terça (23), projeto que concede abono aos servidores da Educação e já recebeu aval das comissões, ficando a votação no plenário na próxima terça (1).