O Fórum Econômico Mundial da América Latina reuniu mais de 750 líderes globais e regionais, entre empresários, empreendedores e políticos, de terça (13) a quinta (15), no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo.
Klaus Schwab, presidente-executivo do Fórum Econômico Mundial, fez a abertura oficial do evento, na quarta (14), junto ao presidente da República, Michel Temer, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de São Paulo, João Doria Júnior, o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes e o ex-jogador de futebol, Edson Arantes do Nascimento (Pelé).
O tom da abertura se pautou nos novos desafios econômicos para os países da América Latina. “Esse é o momento para ajudar a criar uma nova narrativa, baseada na riqueza de recursos humanos e naturais, com foco na liderança responsável e no bem-estar da população, aliada a tecnologia e inovação”, afirmou Schwab.
Com relação ao Brasil, o presidente Temer avaliou, em seu discurso, que o Brasil está saindo da recessão econômica. “Em quase dois anos nos pautamos por três vetores, a responsabilidade fiscal; a outra, a responsabilidade social; e a outra, o diálogo. Desde o início, apanhamos um Brasil com uma recessão extraordinária e, sem embargo disso, num governo de 1 ano e 10 meses, com muitas incompreensões, nós conseguimos tirá-lo recessão e produzir efeito extraordinário, já reconhecido no Fórum de Davos e por toda a comunidade internacional. Lá em Davos, eu disse: o Brasil voltou. E aqui eu digo: o Brasil voltou para ficar”, afirmou.
Alckmin ressaltou que o momento para crescimento nacional é bom devido ao cenário internacional favorável. “É raro você ter na economia um crescimento de quase 4%, 3,9% de do PIB mundial, ninguém pode perder esse bom momento. O Brasil sai de uma recessão e inicia um processo de recuperação econômica que deve ser mais vigorosa esse ano, com isso temos muitos desafios. Nós defendemos o comércio, defendemos a abertura comercial que beneficia a sociedade, com competitividade, produtividade, oportunidade”, defendeu.
Já Doria destacou o papel da juventude para o desenvolvimento da inovação. “É uma iniciativa deste fórum olhar e apoiar as futuras gerações. Eu vi em Davos os painéis que foram apresentados sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo, valores fundamentais para países, especialmente para o Brasil e para os nossos vizinhos da América Latina. A educação dos jovens brasileiros deve focar também no empreendedor. No ano passado fizemos uma pesquisa com a Fundação Getúlio Vargas em áreas periféricas da cidade de São Paulo e 78% das pessoas questionadas não estavam na busca por emprego, mas sim na oportunidade do empreendedorismo. Eles querem ser donos dos seus negócios, uma vocação clara da juventude brasileira”, ressaltou.
Durante a cerimônia, Pelé ainda foi condecorado com o Global Citizens Award 2018. “É uma grande responsabilidade estar aqui falando sobre o futuro da América Latina e do nosso país. Destaco a importância do futebol para nosso país, pois foi com o futebol que nosso país foi reconhecido”, afirmou.
Confira o que pensam alguns executivos nacionais e internacionais que passaram pelo Forum.
“O presente é de expectativas, retomamos o crescimento para criarmos base do futuro e antecipamos o futuro através de reformas”
Luiz Carlos Trabuco Cappi- presidente do Banco Bradesco
“Não vejo interferência das eleições na economia, neste ano. A inflação está sob controle, taxas de juros moderadas. O risco é a dívida pública. Caso consigamos estanca-la, teremos resultado mais positivo para o País, em termos de crescimento para os próximos anos”
Candido Botelho Bracher – presidente do Banco Itaú Unibanco
“A Nestlé está presente na América Latina há 89 anos, estamos muito envolvidos no cotidiano da população, devemos fazer todo o possível, o que é obvio, para termos instituições motivadas para o desenvolvimento regional”
Paul Bulcke – presidente da Nestlé
“Mais de 60% da população ganha R$ 2 mil por mês, isso para uma família é muito pouco. Temos que focar no emprego e renda para o crescimento do Brasil”
Luiza Helena Trajano- presidente do Magazine Luiza