Atendendo aos reiterados pedidos de moradores e comerciantes de São Caetano, o vereador Caio Funaki (PL) protocolou requerimento na Câmara Municipal solicitando à Enel esclarecimentos urgentes acerca do aumento expressivo na conta de luz, bem como a apresentação de medidas para a solução imediata desse problema. Mesmo admitindo que as pessoas passam mais tempo em casa devido à quarentena, o preço aumentou demais, chegando até a dobrar ou triplicar o valor, ou próximo disso, segundo alguns relatos.
“Nossos munícipes merecem explicações e respeito, pois estamos enfrentando um momento delicado de grave crise causada pela pandemia do coronavírus e esse aumento prejudica os consumidores ainda mais”, disse o vereador. Ele justifica seu pedido amparado no Código de Defesa do Consumidor, que determina em seu item X do art. 39: “elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços”.
O valor da conta aumentou provavelmente porque a Enel passou a fazer a cobrança calculando a média da conta dos últimos três meses ao suspender em abril a leitura dos relógios que medem o consumo de energia elétrica devido à Covid-19. No mesmo pedido, Caio Funaki aponta outra questão que tem motivado muitas queixas dos moradores quanto aos serviços prestados pela concessionária do Estado. Segundo informaram, a empresa tem falhado na prestação do serviço, já que a população tem enfrentando transtorno devido à queda frequente de energia elétrica.