Como parte da celebração do Dia do Meio Ambiente, a Fundação ECO+, instituída e mantida pela BASF desde 2005, foi homenageada com a medalha de honra ao mérito ambiental, na quinta (22), em sessão solene realizada pela Câmara Municipal de São Bernardo. Na solenidade, estiveram presentes os vereadores, a secretária do meio ambiente Regiana Damasceno e outras autoridades da cidade.
A ECO+ atua há 18 anos na cidade e se destaca pela dedicação na jornada sustentável de empresas para toda a América do Sul. Instituída e mantida pela BASF como uma organização sem fins lucrativos, viabilizam a mensuração de impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos. Seus projetos e pesquisas abrangem desde avaliações de ciclo de vida até o programa de compensação Mata Viva®, que realizou o plantio de 10 mil mudas de árvores no último ano.
Estiveram presentes na ocasião Rafael Viñas, gerente e Tiago Egydio, coordenador ambos da Fundação ECO+. “A sustentabilidade é uma jornada contínua, que trilhamos a cada novo dia. Hoje, temos um capítulo especial, onde colhemos frutos da dedicação e empenho em prol da construção de um futuro sustentável para a comunidade local e para o planeta”, comenta Viñas.
Entre os ganhos ambientais alcançados pela consultoria, merece destaque o levantamento de biodiversidade da Reserva Suvinil, um trecho de Mata Atlântica corresponde a 30 campos de futebol, no complexo fabril da BASF em São Bernardo do Campo. No estudo, foram identificadas 196 espécies de plantas pertencentes a 55 famílias e 117 gêneros botânicos. Lá, também moram 111 espécies de aves, 14 de mamíferos e, ao menos, cinco tipos de serpentes. O local ainda conta com cinco nascentes, que abastecem o sistema da represa Billings. Com o levantamento, foi possível mostrar para toda a sociedade o valor deste espaço, que representa praticamente metade de toda a área pertencente à fábrica no município.
Foto: Rafael Vinãs e Tiago Egydio – Divulgação