O LIDE ABC, braço do LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), fundado pelo empresário João Doria, em 2003, reuniu, na quarta (30), os prefeitos eleitos da região.
Estiveram presentes: Marcelo Lima (Pode), de São Bernardo; Gilvan Júnior (PSDB), de Santo André; Guto Volpi (PL), de Ribeirão Pires, Taka Yamauchi (MDB), de Diadema e Akira Auriani (PSB), de Rio Grande da Serra. De Mauá, compareceu o vice-prefeito eleito, Juiz João (PSD) representando o prefeito reeleito, Marcelo Oliveira (PT). Apenas o prefeito eleito de São Caetano, Tite Campanella (PL) não compareceu, devido a outro compromisso assumido anteriormente.
Na ocasião, o presidente do LIDE Grande ABC, Jarbas Marques, falou sobre as recentes conquistas, com o lançamento do LIDE Mulher, cuja CEO é a empresária Naura De Nadai, e do LIDE Futuro, que tem como CEO, Walter Dias, e sobre o papel do grupo. “No LIDE procuramos fazer a conexão entre o poder público e a iniciativa privada. Então, trazer o diálogo, essa aproximação e, além disso, o setor privado, com o próprio setor privado”, esclareceu.
Walter Dias enfatizou sobre o papel de conexão do LIDE com as empresas e o futuro da região. “Juntos temos o poder de ajudar a moldar o futuro da nossa região e o LIDE é uma plataforma vital para isso.Tem condição de conectar talentos, conectar recursos e oportunidades e fomentar o networking, gerando um ambiente onde todos possam prosperar e, automaticamente prosperando todo o ABC”, disse.
O prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), agradeceu pelo grupo ter escolhido a cidade para organizar seus encontros e ressaltou o papel do LIDE. “Não tenho nenhuma dúvida que vão fazer grandes mandatos e o LIDE tem e pode ter, na nossa região, um papel ainda mais importante nesta articulação”, afirmou.
A deputada estadual Ana Carolina (Cidadania) fez um pedido. “Sabemos da importância do LIDE na articulação da iniciativa privada com o poder público e deixo um pedido, o de incluir a participação do Terceiro Setor, na formulação de políticas públicas, do desenvolvimento da região. É importantíssima a articulação desses três importantes atores”, solicitou.
PREFEITOS ELEITOS E O EMPREENDEDORISMO
Os prefeitos eleitos destacaram a importância da união entre os municípios para o fomento do empreendedorismo e geração de empregos. “É importante estarmos unidos. É muito difícil falar sobre São Bernardo, sem falar em Santo André, ou é um córrego, uma rua ou uma calçada que nos divide. É o mesmo caso, com Diadema, Mauá, Santo André, Ribeirão e Rio Grande. Então, estamos conectados praticamente em uma única cidade, divididas por regiões”, disse Marcelo Lima (Pode), prefeito eleito de São Bernardo.
Gilvan Júnior (PSDB), prefeito eleito de Santo André, destacou o avanço no desenvolvimento econômico da cidade na gestão Paulo Serra. “A cada 10 novos empreendimentos no ABC, 7 são em Santo André, há 105 mil CNPJs abertos na cidade e isso gera emprego, renda, melhora a arrecadação da cidade e conseguimos reinvestir na área social. Vamos nos dedicar bastante para manter esse ritmo de trabalho”.
Juiz João (PSD), vice-prefeito eleito de Mauá, disse que a cidade está de “portas abertas” para a iniciativa privada. “Mauá tem, hoje, 11 mil empresas, comércio, construção civil e indústria. Mauá terá, como sempre teve, nestes últimos quatro anos, as portas abertas para a iniciativa privada e essa iniciativa do LIDE é fundamental e ter em mente que a finalidade é trabalho e renda”.
Guto Volpi (PL), prefeito reeleito de Ribeirão Pires, falou sobre o resgate da industrialização do ABC. “Somos uma potência que já foi a mais industrializada do Estado e precisamos começar a resgatar isso, novamente, criando facilidades e oportunidades. A missão do Consórcio, reunificado, é voltar a ser uma região pujante para trabalho e renda, essa conexão com as pessoas, do acesso do munícipe ao gestor público, aos serviços da prefeitura”.
Taka Yamauchi (MDB), prefeito eleito de Diadema, destacou o olhar no empresariado em busca do desenvolvimento das cidades. “O ABC é grandemente, na sua imensidão, respeitada e já teve uma envergadura que ainda pode se apropriar, cada vez mais. Falo por Diadema, Pólo dos Cosméticos, principalmente, uma indústria química muito ativa que deve ser ressaltada, ampliada, deve ter um foco no olhar do empresariado, para que possamos desenvolver”.
O prefeito eleito de Rio Grande da Serra, Akira Auriani (PSB), discorreu sobre o potencial turístico sustentável para a geração de empregos em seu município. “Estamos vendo essa discussão sobre qualidade do ar, sobre água, meio-ambiente, preservação e temos isso em Rio Grande da Serra, com muita qualidade. O que deixou de ser feito foi a exploração de maneira sustentável para que pudéssemos levar a geração de emprego e renda para dentro da cidade. Teremos a responsabilidade de cuidar, trazer o desenvolvimento e reconstruir o município diante das dificuldades políticas que passou”.
Adicione um comentário