Negócios

MEIs somam 96% de todas as novas empresas no Brasil

Em setembro, foram abertos 349,5 mil novos pequenos negócios

   O Brasil registrou em setembro a abertura de 349,5 mil novos pequenos negócios. O número representa 96% de todos os CNPJs criados no mês e é 17% superior ao total de micro e pequenas empresas (MPE) abertas em setembro do ano passado.

   Segundo levantamento do Sebrae feito com dados da Receita Federal, foram criadas no Brasil 3,3 milhões de novas empresas somente este ano. Do total, 3,2 milhões são MEIs, micro e pequenas empresas, ou seja, 96% do total.

   Os setores que lideraram a abertura de novos CNPJs, em setembro, foram Serviços (com 222 mil novas empesas ou 61% do total), Comércio (81 mil novos CNPJs ou 22%) e Indústria (27 mil empresas ou 8%).

   Entre os microempreendedores individuais (MEI), os segmentos que lideraram em setembro foram Atividades de Publicidade (17 mil), Transporte Rodoviário de Carga (16 mil) e Cabeleireiros e Beleza (15,6 mil). Já entre os pequenos negócios, estiveram à frente na abertura de novas empresas as atividades de Atenção ambulatorial (4 mil), Serviços Comb. de Escritório e Apoio Administrativo (4 mil) e Restaurantes e Estabelecimentos de Alimenta-ção e bebidas (3,6 mil).

   O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, analisa que os números refletem o bom momento da economia. “Com a política econômica que o país está protagonizando, a abertura dos pequenos negócios está sendo recorde. As ações de melhoria do acesso ao crédito, de elevação da competitividade, ampliação da presença das MPE no mercado externo, entre outras, têm estimulado os brasileiros a abrirem novas empresas ou retirar seus negócios da informalidade”, afirma.