O Conselho de Promoção Turística do México anunciou hoje o número recorde de 35 milhões de visitantes internacionais que viajaram ao México em 2016, representando um crescimento de 9% em relação a 2015. Esse crescimento é mais do que o dobro da média do setor global, mais recentemente relatado em 3,9% pela Organização Mundial de Turismo (UNOMT), em janeiro de 2017. Além disso, os gastos com turismo por visitante internacional cresceram ainda mais rapidamente, em 10,4%, destacando a força do apelo do México para os viajantes de luxo, o interesse em visitas com múltiplos destinos e a procura pela gastronomia do México, produtos artesanais e a oferta de compras.
“O crescimento rápido e sustentado do México é uma prova da qualidade incrível e da diversidade da nossa oferta turística e do trabalho dedicado de todo o setor, tanto internacional como internamente. Mais de 9 milhões de mexicanos que trabalham no setor de turismo e hospitalidade passaram a ter como missão garantir que os visitantes tenham experiências incríveis”, comentou Lourdes Berho, CEO do Conselho de Promoção Turística do México. “Os planos já estão em andamento para garantir que 2017 baseie-se nessas realizações e que o México continue a acolher todos os visitantes e a dar-lhes razões para voltar sempre”.
A famosa hospitalidade mexicana faz com que o visitante se sinta em casa
Fiel ao famoso ditado mexicano, “mi casa es tu casa” (a minha casa é a sua casa), os viajantes de todo o mundo reconheceram o México como um dos lugares mais acolhedores e amigáveis para visitar em 2016. Na verdade, estudos de acompanhamento dos consumidores internos do Conselho de Promoção Turística do México mostraram que mais de 94% dos visitantes relataram experiências que “superaram as suas expectativas”, e 86% dizem que “gostariam de voltar” nos próximos seis meses – algumas das mais altas pontuações do setor. Dentre os exemplos, estão:
- o México foi premiado como o principal país do mundo para viagens em família, e Puerto Vallarta como o segundo destino do mundo para viagens do público LGBTQ pelo prêmio Travvy global;
- pelo terceiro ano consecutivo, o México foi classificado como o país mais amigável e mais acolhedor do mundo pela pesquisa John Mason de expatriados em 191 países;
- “Close to China” (Cerca de China) é um programa especial cocriado pela China e pelo México, que compartilha e reconhece as melhores práticas nos serviços oferecidos para viajantes chineses por hotéis, restaurantes, agências de viagens e guias;
- “Halal Mexico” é um programa especial para ajudar a preparar as companhias aéreas, os hotéis, restaurantes e todo o setor de turismo do México para atender aos viajantes de todo o mundo que seguem uma dieta halal.
Os visitantes do México por via aérea e a conectividade expandida continuam a crescer
O número de turistas que chegam por via aérea cresceu a um índice ainda mais rápido, de 10,7%, impulsionado pela expansão contínua em termos de conectividade. Isso inclui novos serviços de mercados internacionais para vários destinos do México, frequência expandida nas rotas existentes e aeronaves modernas que oferecem lugares adicionais, além de experiências aprimoradas oferecidas aos passageiros.
Os melhores destinos do México caracterizados e reconhecidos em todo o mundo
Dos prêmios do setor aos meios de consumo, pesquisas e marcas de alto perfil, o México mais uma vez provou ser um dos destinos mais reconhecidos do mundo em 2016. Dentre os exemplos, estão:
- o The New York Times mencionou Tijuana (nº 8) e Puerto Escondido (nº 32), em sua lista de 52 lugares para visitar em 2017. A Cidade do México foi listada como o principal lugar para visitar em 2016;
- a pesquisa de leitores “Prêmio melhores do mundo” da Travel & Leisure incluiu cinco cidades mexicanas na lista das 10 melhores cidades da América Latina, dentre elas San Miguel de Allende (nº 1), Oaxaca (nº 3), Cidade do México (nº 4), Merida (nº 5) e Guadalajara (nº 8);
- o México e seus parceiros locais e destinos em todo o país ganharam 35 prêmios Travvy International no início de 2017, dentre eles: México como melhor destino de viagem familiar do mundo, a região da Riviera Maya como o melhor destino de lua de mel na América Latina e Puerto Vallarta como o melhor destino LGBTQ globalmente. No México, Los Cabos recebeu o reconhecimento máximo pelas ofertas de luxo e culinária;
- o The Rough Guides listou a Cidade do México como a segunda melhor cidade para visitar;
- a National Geographic listou Baja California como um dos principais lugares que você precisa visitar em 2017;
- a Sports Illustrated Swimsuit 2017 selecionou múltiplos locais na região da Riviera Maya e Yucatan, incluindo Tulum, como um dos seus maiores destaques em 2017.
O Conselho de Turismo do México anunciou recentemente que a estratégia de desenvolvimento do turismo em 2017 incluiu o foco no desenvolvimento de produtos expandidos e campanhas de marketing personalizadas concentrando-se em áreas como a de luxo, casamentos e romance, mergulho, biodiversidade e natureza, cultura, gastronomia, eventos de alto perfil, esportes e aventura, bem como programas para segmentos de público como a geração do milênio, o grupo LGBTQ e os aposentados.
Em cada uma dessas áreas, as parcerias com os principais destinos globais, bem como as operadoras de viagens trarão um portfólio cada vez mais amplo de opções para os viajantes de todos os tipos. Essas parcerias do setor são fundamentais para a meta do México de apelar para um público mais amplo em novos mercados, em nível mundial. Isso ajudará no cumprimento da nova meta ambiciosa de atingir 50 milhões de visitantes internacionais em 2021.
Para obter mais informações sobre o México, visite o site www.visitmexico.com.