O vereador e vice-presidente da Câmara de São Bernardo, Afonso Torres, o Afonsinho (PSDB), faleceu, nesta quarta (14), aos 61 anos. No final do ano passado, Afonsinho havia sido internado, no Hospital A.C. Camargo, na Capital, por conta de um câncer no fígado.
O velório, aberto ao público, ocorrerá no Hall de Entrada do Palácio João Ramalho (Câmara de São Bernardo, Praça Samuel Sabatini, 50, Centro), nesta quarta (14), das 10h às 15h.
Às 14h haverá um Ato Ecumênico e às 15h, cortejo. O sepultamento está programado para as 16h, no cemitério Jardim da Colina, localizado na Rua Jardim da Colina, 265, Jardim Petroni, SBC.
TRAJETÓRIA
Afonso Palhano Torres Filho (conhecido como Afonso Torres – Afonsinho), nasceu em São Bernardo. Formou-se em Administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Pública.
Iniciou sua vida profissional aos 15 anos de idade como office boy em uma empresa metalúrgica, onde trabalhou por mais de 14 anos, chegando a ocupar o cargo de gerente de suprimentos. Em paralelo, Afonsinho sempre manteve um comércio no bairro Rudge Ramos.
Devido ao seu trabalho junto à comunidade local, o então deputado estadual Orlando Morando o convidou para assessorá-lo na Assembleia Legislativa. Sua principal função era acompanhar e apoiar o trabalho das diversas entidades assistenciais da região, inclusive com a destinação de emendas parlamentares, melhorando as condições de atendimento às crianças, jovens e idosos assistidos pelas instituições.
Em 2016, se candidatou a vereador na Câmara de São Bernardo. Com 2.168 votos, foi primeiro suplente da coligação de seu partido.
Em reconhecimento à sua liderança, o prefeito Orlando Morando nomeou Afonsinho para o cargo de Subprefeito de Rudge Ramos. Em sua gestão frente à Subprefeitura, implantou o “Programa Vizinhança Solidária” por várias regiões; implementou rondas com bicicletas da Guarda Civil Municipal; foi responsável pelo recapeamento asfáltico em quase cem ruas e avenidas do Rudge Ramos e Vila Vivaldi e reabriu o retorno da Praça São João Batista.
Além do trabalho realizado na Subprefeitura, Afonsinho continua apoiando, de forma voluntária, o trabalho de dezenas de entidades beneficentes, assistenciais, culturais e religiosas.