Cultura & Lazer

Museu das Ilusões chega ao Shopping Metrópole

O Museu traz conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência

Que tal desafiar o cérebro em um passeio divertido que estimula a lógica e brinca com os sentidos? O Museu das Ilusões é uma ótima opção. Disponível, a partir desta sexta (10), no Shopping Metrópole, o Museu, além de entreter o público com momentos fora da realidade, de forma lúdica, interativa e divertida, traz conhecimentos sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência.

São mais de 90 experiências de ilusão de ótica, que inclui a famosa sala dos gigantes, a casa invertida e o túnel vórtex. Tem ainda o Labirinto de Espelhos. Com 80 m², piso quadriculado, saídas falsas e 120 espelhos, o labirinto gera confusão sobre onde é a saída, diversão garantida até descobrir o caminho certo, por causa da ilusão provocada pelos jogos de espelhos.

Além disso, o acervo conta com peças anamórficas, painéis 3D e espaços instagramáveis, que garantem muita diversão, fotos e vídeos surpreendentes. 

São mais de 90 experiências de ilusão de ótica, que inclui a famosa sala dos gigantes, a casa invertida e o túnel vórtex


À frente das invenções está o professor de Física e diretor de escola Júlio Abdalla, formado em Física pela Universidade de Brasília. Júlio comenta que ministrou aulas de física por mais de 30 anos “Mesmo dentro da sala de aula, tive a ideia de montar um museu de Ciências, que fosse itinerante, para mostrar a física de uma maneira mais engraçada, fácil e atrativa”, comenta Júlio.

O museu de Ciências foi um sucesso, sendo exposto em vários shoppings. Foi então que Júlio percebeu que as peças de ilusão de ótica eram as que mais chamavam a atenção do público. “Então tive a ideia de fazer um museu voltado à ilusão de ótica. Visitei vários pelo mundo, selecionei as peças que eram mais atrativas e acabei fazendo o maior acervo do mundo”, revela o professor. Júlio é um verdadeiro apaixonado pelo mundo da Física. “Eu amo isso, vejo crianças se divertindo, curiosas, perguntando. Acho uma diversão sadia, da família toda”, comenta.

O Museu das Ilusões foi criado em 2019, com 35 peças. Hoje, são mais de 150 em exposição. Para Paulo Zimmermann, Diretor Executivo do Museu das Ilusões, a exposição é uma forma lúdica de incentivar a cultura e a ciência no Brasil. “É uma atividade para todas as idades, que conecta gerações, dos avós aos netos, garantindo diversão e aprendizado”, destaca Zimmermann. 

Júlio Abdalla e Paulo Zimmermann

O acervo de Júlio ficou em exposição no Shopping Eldorado, em São Paulo, por mais de cinco anos, sendo vista por mais de 700 mil pessoas.  

No Shopping Metrópole, o Museu das Ilusões fica até 30 de abril. Ingressos à venda na bilheteria instalada próxima a loja Riachuelo e ou pelo site do museudasilusoes.com.br.

SERVIÇO:  

Museu das Ilusões 
Local – Shopping Metrópole – Praça Samuel Sabatini, nº 200 – Centro – São Bernardo do Campo Acesso pelo Atrium, piso G1

Horário – Em janeiro Segunda a sábado – das 10 às 22h, com entrada até às 21h 

                Domingos e feriados – das 12 às 20h, com entrada até às 19h 
                  De fevereiro a abril – Segundas-feiras: só a bilheteria funcionará das 10h às 21h
                  Terça a sábado – das 10h às 22h, com entrada até às 21h.
                  Domingos e feriados – das 12h às 20h, com entrada até às 19h.

Foto: Divulgação