Negócios

NEXT Mobilidade inaugura primeiro Inventário de Floresta Urbana Linear do Brasil

Beatriz Setti Braga com colaboradores da NEXT Mobilidade

A NEXT Mobilidade inaugurou, neste sábado (9), o primeiro Inventário de Floresta Urbana Linear do Brasil realizado em um corredor de ônibus, no Corredor ABD. Foram plantadas, por voluntários e convidados, mais de 600 mudas. No total, já são 12 mil árvores ao longo do corredor.

“Cada folha purifica o nosso ar, cada folha é responsável pelo ar que estamos respirando, melhorando a qualidade dele e assim, podemos respirar mais oxigênio”, afirmou a diretora da NEX Mobilidade, Beatriz Setti Braga.

O plantio de árvores ao longo do Corredor ABD é realizado há 15 anos e são mais de 140 espécies, predominantemente, da Mata Atlântica, que compõem os jardins dos nove terminais metropolitanos e demais áreas verdes do corredor. “A Dona Beatriz não se conformava de ver os canteiros de 60 cm só com grama, onde todo mundo dizia que não dava para plantar nada, porque não ia dar nada, mas ela perseverou e começou a plantar, diversificou as espécies plantadas. Hoje, são 140 espécies plantadas, das quais 15 estão ameaçadas de extinção. São todas espécies do bioma da Mata Atlântica”, explicou a ambientalista e coordenadora do projeto, Sônia Lima.

Neste ano, a NEXT contratou o cadastramento para o inventário dessa floresta urbana linear, no qual todas as árvores são cadastradas em uma plataforma georreferenciada, para que se possa fazer o acompanhamento do estado das árvores.

O inventário utiliza tecnologias de apuração de dados de levantamento arbóreo, por meio de monitoramento via satélite. As árvores são cadastradas por QR Code e podem ser acompanhadas por meio do site: map.forest.watch/nextmobilidade/corredor-verde-abd.

A importância das árvores está no retorno da melhora do ar, dos índices de emergência climática. Como a Dona Beatriz sempre fala, vivemos, respirando, por conta de cada pétala, cada folha de árvore que projeta o nosso ar que respiramos. O mapeamento de todas as plantas, árvores e arbustos do corredor e isso vai trazer um controle maior e a certeza de que estamos seguindo as ODS, o que o nosso planeta está precisando”, conta Martins, coordenador da jardinagem da NEXT Mobilidade.

No total, já foram plantadas 12 mil árvores ao longo do Corredor ABD

A tecnologia utilizada para o inventário das árvores é desenvolvida pela empresa Forest Watch, que utiliza imagens de satélite para monitorar áreas verdes e florestas em todo o mundo todo, por meio de uma plataforma online que fornece dados e ferramentas para o acompanhamento dessas áreas.  

“Com a tecnologia da Forest Watch a NEXT deu um passo para a transformação digital. Pegou-se os dados de levantamento arbóreo, fizeram a coleta de campo de todos os dados, são quase 12 mil árvores cadastradas na plataforma e esses dados estão armazenados em nuvens com altíssimo grau de segurança.Com esse ferramenta é possível fazer várias análises para ter insights que são relevantes quando você quer uma governança com excelência quando se fala em inventário florestal”, explica a diretora de Comunicação da Forest Watch, Danielle Michelazzo.

De acordo com a diretora, há diversos benefícios para a realização do acompanhamento das árvores. “Há o benefício ecossistêmico quando você faz a gestão dos ativos verdes de uma floresta urbana ou de qualquer extensão de área florestal. Para a NEXT fizemos um levantamento arbóreo em vias urbanas para, a partir daí, fazer a gestão de todos os indivíduos arbóreos, lançando na plataforma informações para fazer prevenções de risco em potencial como risco de queda de árvores, de existência de praga, gerando laudos fitossanitários, pedir ordens de serviços”, revela.

Com o Inventário Floresta Urbana Linear da NEXT é possível ter a informação por meio de monitoramento via satélite com o QR Code. “As árvores passam a serem monitoradas via satélites, ganham rastreabilidade, ou seja, cada indivíduo arbóreo ganha um QR Code individual e elas passam a fazer parte de um banco de dados da NEXT, para que, com rastreabilidade e monitoramento  a empresa consiga conduzir de forma altamente estratégica toda a sua floresta”, destaca.