Política

PF indicia prefeito de SBC e mais 15 pessoas por corrupção passiva

A delegada Melissa Maximino Pastor (foto), da Delegacia de Repressão aos Crimes Financeiros da Polícia Federal em São Paulo indiciou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o ex-secretário de Assuntos Governamentais e ex-presidente da FUABC (Fundação do ABC) Carlos Maciel e outras 14 pessoas em desdobramento da Operação Prato Feito, que apura suspeita de irregularidades em contratos de fornecimento de alimentos nas áreas de educação e saúde do município. O caso foi divulgado pela radio CBN. Morando nega as irregularidades.

No documento, obtido pela rádio, aponta que Morando teria utilizado a Fundação ABC, que presta serviços de saúde na cidade, além de escolas, para acomodar empresas de alimentação em cinco contratos que somam R$ 37 milhões. Com isso, foi formada uma “uma rede criminosa de lucro decorrente do desvio de recursos públicos”, segundo o relatório. A PF pediu o afastamento de Morando do cargo.

As investigações sugerem que o presidente escolhido pelo prefeito contratou uma empresa de alimentação do próprio genro pra prestar serviços nos hospitais administrados pela Fundação, que é comandada pelas três prefeituras do ABC.

Na noite de terça (11), o prefeito de São Bernardo divulgou vídeo sobre o caso. Confira os melhores trechos:

“Minha vida sempre foi pautada pela transparência e pela verdade, venho trazer alguns esclarecimentos que considero importante e que se fazem obrigatórios. Quero esclarecer que as contas da minha campanha foram aprovadas pelo TER (Tribunal Regional Eleitoral). Os contratos investigados nesta operação foram aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). E a maior prova é que, num destes contratos foi de uma empresa (Convida Refeições, do grupo De Nadai), contratada pelo PT, na gestão do ex-prefeito Luiz Marinho, que tirei da Prefeitura, a Justiça estadual mandou devolver R$ 5,2 milhões para a Prefeitura de São Bernardo. É óbvio que toda mudança gera desconforto e você acaba prejudicando, principalmente aqueles que estavam mamando na Prefeitura de São Bernardo. Estou muito confiante nas decisões que tomei e que vou continuar tomando (…). Vamos explicar cada detalhe porque estou confiante que estamos fazendo o que é melhor para a Prefeitura e para os moradores de São Bernardo”.