É impressionante como os políticos na ativa gostam de convidar pessoas famosas para serem candidatos a deputados ou a prefeitos pelo fato de comandar programas na televisão. Nas eleições passadas, o artista da TV convidado, que se elegeu com expressiva votação a deputado federal, foi o palhaço Tiririca. Além de se eleger, por causa do quociente eleitoral, ajudou a eleger mais dois ou três deputados de seu partido por causa da votação obtida por Tiririca. Agora, os partidos PSDB, PSB e PP disputam, nos bastidores, a filiação do âncora da TV Band, José Luíz Datena, para ser candidato a prefeito de São Paulo. Datena já teve um almoço sobre o assunto com o vice-governador de São Paulo, Márcio França, que é o presidente estadual do PSD. Depois, teve outra reunião privada com o governador Alckmin. Segundo consta, Datena está “propenso a aceitar a candidatura”.
Divisão no PSDB
O PSDB, ao que tudo indica, pode se dividir em relação à próxima eleição presidencial. Segundo consta, um colunista da Folha de São Paulo, dias atrás, publicou as mudanças de dois filiados do PSDB para outros partidos para disputar a sucessão presidencial. Aécio, como atual presidente do PSDB, não vai dar chance para ninguém na escolha do candidato de seu partido. Assim, o governador Geraldo Alckmin e o senador José Serra também estão na parada. Alckmin já deu um jeito, pois, sua candidatura já tem espaço garantido no PSD, que tem no comando do diretório estadual o vice-governador, Marcio França. O senador José Serra, de “namoro” como o PMDB, ganhou um espaço no jornal sobre sua candidatura para presidente da República, que seria “o sonho” do vice-presidente Michel Temer.
Jornal
O tradicional jornal inglês de economia, Financial Times, do grupo britânico Pearson desde 1957, foi vendido ao grupo japonês Nikkei por R$ 4,3 bilhões. O Grupo Pearson, assim, deixa o setor de mídia para o da educação, no qual é um dos líderes globais, e com forte atuação no mercado brasileiro. Nos últimos anos, adquiriu o colégio e faculdade paranaense Dom Bosco, o sistema de ensino COC e as escolas de idiomas Yázigi e Wizard.
Saiu 1
O secretário de Obras da Prefeitura de Santo André, Paulinho Serra, a partir de quarta (29), vai deixar o comando. Em nota distribuída, Paulinho disse que, “até terça (29), cumprirá uma agenda de transição com o atual secretário adjunto Ricardo da Silva Kondratovich para não ter qualquer prejuízo no andamento dos projetos iniciados”. Paulinho permaneceu por 2 anos e 7 meses na secretaria e, com a saída, irá se dedicar ao fortalecimento de seu grupo político na cidade e a projetos acadêmicos na área de gestão governamental e políticas públicas.
Saiu 2
A saída de Paulinho da Prefeitura, ao que tudo indica, tem conotação política. Meios políticos comen-tam que, depois de deixar o governo, Paulinho pretende cuidar do seu futuro político, lançando a sua candidatura a prefeito da cidade nas eleições do próximo ano. Também mostrou sua força política na eleição para deputado, no ano passado, quando ajudou o deputado Orlando Morando (PSDB), que conseguiu uma expressiva votação em Santo André, 37,1 mil votos. Ao que tudo indica, Paulinho está no PSB e deve se transferir para o PSDB. Na despedida junto ao prefeito, parecia que os dois são amigos há muitos anos.
Precatórios
O secretário Antonio Carlos Granado (PT), Santo André, tem projeto para solucionar o pagamento dos precatórios. Quer tirar das mãos de advogados e negociar o pagamento diretamente entre a prefeitura e os interessados, que esperam anos para receber apenas uma pequena parte a que tem direito. O município deve R$ 970 milhões e iria negociar com cada pessoa, que tem precatório para receber em conciliação.
Autoridades
Outro dia, no Jornal da Rádio Jovem Pan, na Capital, um dos comentaristas comentou o fato de duas altas autoridades nacionais residirem em São Bernardo. São elas: ex-presidente Lula da Silva e o atual presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowsky. Segundo o comentarista, os dois são muito amigos na área política e, por sinal, foi Lula quem indicou Lewandowsky para o STF.
Movimento
Os meios políticos de São Bernardo estão em movimento em relação à sucessão municipal no próximo ano. Dois ex-vereadores, Sergio Demarchi e Ary de Oliveira, que foram prejudicados na eleição de 2012, vão se transferir para o PSDB para apoiar a candidatura de Orlando Morando (PSDB). Por sua vez, o ex-vereador Admir Ferro, que está se filiando ao PTB, pretende ser o candidato à vice na chapa do deputado federal Alex Manente.
Ilegal
O Tribunal de Justiça de São Paulo considerou ilegal a Taxa de Coleta de Lixo de São Caetano.O carnê do IPTU, pelo qual é feita a cobrança, considera o tamanho das fachadas e a área total dos imóveis. Isso já estava em vigor desde 1977, mas mudou o nome em 2008 para não ser irregular. A decisão do Tribunal foi a seguinte: a limpeza da cidade não pode ser dividida por imóveis, pois abrange um benefício coletivo. O IPTU, ao ser calculado, não deve ser utilizado como base de geração de lixo.
Dossiê
O prefeito Paulo Pinheiro, São Caetano, nesta edição, disse que “a política rasteira, de dossiês forjado com documentos falsificados e chantagem, não surtirá efeito em São Caetano. O povo não quer isso. Quer trabalho. Por isso, registrei boletim de ocorrência para que os responsáveis sejam penalizados”.