Política

Na tela

Apresentador da mídia televisiva vai ser candidato a prefeito de São Paulo, na eleição marcada para outubro do próximo ano. O apresentador de TV, rede Bandeirantes, José Luiz Datena, afirmou para a Folha de São Paulo, edição de quarta (29), que é candidato pelo partido PP, depois de ser cortejado por três partidos. Para Datena, “o PP fez proposta honesta, direta e reta”. Datena será cabeça de chapa e tem provavelmente como vice o deputado estadual Delegado Olim (PP), pois os dois são amigos.

Mais um
O empresário João Dória, que reúne periodicamente em eventos a nata do empresariado brasileiro e que comanda programa de entrevistas também na rede Bandeirantes, decidiu oficializar sua intenção de ser candidato a prefeito da capital. Filiado ao PSDB, Dória afirmou ao Estadão, na edição de quinta (30), a sua intenção de ser o candidato tucano na disputa pela prefeitura de São Paulo. Enfatizou também que “está disposto a enfrentar uma disputa prévia caso outros tucanos se coloquem no páreo”.

Agosto
A chegada do mês de agosto é aguardada com apreensão por autoridades do governo federal e também do PT, segundo o jornalista Fernando Exman, colunista político do Valor Econômico, edição de quarta (29). Enfatizou também que “embora não haja fundamentos para um impeachment, reconhecem a delicada situação em que a presidente se encontra. E monitoram com atenção o risco de algum evento deflagrar um movimento de massas capaz de levar as forças políticas a darem andamento a um processo de impedimento da presidente”.

Já saiu
O ex-vereador Paulinho Serra, na quarta (29), deixou a Secretaria de Obras da Prefeitura de Santo André para disputar a eleição para prefeito no próximo ano, provavelmente pelo PSDB. O curioso em tudo isso é que o relacionamento entre o prefeito e Paulinho está “numa boa”, isto é, apesar de disputarem à prefeitura, os dois candidatos continuam amigos sem que não tivesse acontecido nenhum problema. Isso permite imaginar politicamente que os dois jogam no mesmo time, quer dizer, quem se eleger arruma uma secretaria para quem perdeu?

Outros candidatos
Além do prefeito Carlos Grana (PT), que vai disputar a reeleição, e de Paulinho Serra, outros candidatos vão disputar o pleito: o ex-prefeito Aidan Ravim, que obteve 50,4 mil votos para deputado federal em 2014, e Raimundo Salles, que em 2012 conseguiu 48,7 mil votos na eleição para prefeito, que permitiu levar a eleição para o segundo turno.

Na pior
Tem uma prefeitura no ABC que está encontrando dificuldade para saldar os débitos que foram acontecendo no dia-a-dia. O responsável pelo dinheiro adotou a seguinte tática para driblar os que ligam para prefeitura para ver quando sai o pagamento: de manhã está em reunião e à tarde, está em compromisso esterno. Isso já acontece há mais de um mês.

G-9?
O prefeito Luiz Marinho empossou, na quinta (30), Hitoshi Hyodo (PTB) na secretaria de Desenvolvimento Econômico. O novo secretário é diretor do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e aliado ao vereador Mauro Miaguti (DEM). Com isso, meios políticos de São Bernardo acreditam que, com o convite, o G-9, grupo de nove vereadores independentes, perdeu sua força com essa adesão ao prefeito. Dias depois, os demais vereadores do G-9 tentaram fazer uma reunião entre os participantes, somente cinco dos nove vereadores compareceram.

Outra mudança
Na sexta (31), o prefeito Luiz Marinho empossou no cargo de coordenador de Ações para a Juventude o advogado Cezar Miolaro, que substituiu a atual coordenadora Mariana Perin, que comandou a pasta desde 2012. A Coordenadoria fica localizada na Avenida Redenção. É a quarta mudança que o atual prefeito faz na sua equipe.

Senac
O Senac recebeu os jornalistas da região para mostrar o novo prédio nas proximidades do Paço de São Bernardo, recém construído, na quarta (29), numa área de 3,5 mil metros quadrados e contém 31 salas de aula e 41 ambientes especializados. O investimento chegou a R$ 39 milhões e a expectativa é de atender 20 mil estudantes semanalmente. O prédio é muito bonito por fora e por dentro.

Filiação
O ex-vereador Admir Ferro, na segunda (3), às 19h, no Buffet Tutti Noi, vai se filiar ao PTB de São Bernardo com a finalidade de disputar algum cargo na sucessão municipal do próximo ano. Também alguns futuros candidatos ao Legislativo local estarão presentes e centenas de convidados. Na ocasião, serão nomeados os próximos diretores do diretório municipal do PTB. Estarão presentes ao evento o deputado estadual Campos Machado e o deputado federal Alex Manente.

Terceira via
O eleitorado de São Caetano está insatisfeito com o rumo da sucessão municipal no próximo ano, por causa da polarização entre o atual prefeito e o ex-prefeito. Diante disso, o vereador Fábio Palácio (PR) acredita que há espaço para a terceira via lançar um candidato alternativo, que poderia ser alguém do Legislativo. Para Palácio, a mídia, revelou o seguinte: “a população apostou no projeto Pinheiro, esperava-se um avanço, que não aconteceu, tanto que o sentimento hoje é mais “Volta, Auricchio”.

Espaço
Quem procura espaço na terceira via é a vice-prefeita Lúcia Dal´Mas, que está se manifestando pela mídia. No entanto, há necessidade de mais pessoas ao seu lado para levar adiante a sua candidatura para prefeita.