O PSB oficializou a candidatura de Márcio França ao governo do estado de São Paulo, no último sábado (4), em evento que lotou o auditório da sede da Força Sindical, no bairro Liberdade, região central da capital paulista. A candidata a vice na chapa é a coronel da Polícia Militar Eliane Nikoluk (PR). O vereador Mário Covas Neto (Podemos) e a medalhista olímpica Maurren Maggi (PSB) ocupam as vagas para o Senado na chapa. O PSB vai ter 64 candidatos a deputado federal por São Paulo e 69 estaduais.
Ao todo, 14 partidos estão coligados com o socialista, mas o número pode chegar a 16. França conseguiu apoio do Partido da República (PR), Partido Verde (PV), Solidariedade (SD), Partido Republicano da Ordem Social (PROS), Partido Social Cristão (PSC), Partido Pátria Livre (PPL), Partido Popular Socialista (PPS), Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido da Mulher Brasileira (PMB), Podemos, Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e Patriota.
Durante a convenção, França disse que tem orgulho de ser político e que quer que as pessoas “recuperem a confiança no governante, nas lideranças”. O governador disse que a escolha das duas candidatas para compor sua chapa reproduz a sociedade brasileira em que mulheres representam 50% da população.
Ao falar sobre segurança pública, França defendeu que o estado precisa dar oportunidade para os mais jovens, para que não entrem no crime. Ele citou o programa “alistamento civil”, que implantou em São Vicente, no litoral paulista, e agora vai implantar no Estado.
“É importante ser gestor, ser administrador, mas é muito mais importante você incentivar as pessoas, liderar as pessoas, apontar os caminhos e acima de tudo, gerar nas pessoas esperança, porque as pessoas precisam de esperança. Se a pessoa achar que amanhã vai ser pior que hoje não tem nem força pra levantar da cama”, disse.
Durante o evento, foi exibido um vídeo que apresentou o jingle do pessebista, que tem como mote “São Paulo Avança”.
Natural de São Vicente, no litoral paulista, França é advogado e professor. Ingressou na carreira política como líder estudantil na Faculdade de Direito, em Santos. É filiado no PSB há 30 anos, e atualmente preside o diretório estadual de SP. Assumiu o posto de governador do Estado em abril, quando Geraldo Alckmin (PSDB) deixou o posto para concorrer à Presidência da República.
A candidata a vice passou 29 anos na Polícia Militar, onde ingressou aos 17 anos, na primeira turma em que houve o ingresso de mulheres oficiais na Academia de Polícia Barro Branco, na capital paulista. Em 2014, foi designada para ser comandante do Comando da Polícia Militar na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Ela foi a primeira mulher a ocupar o posto na região, sendo também a primeira do interior paulista.