Negócios

Ribeirão Pires, 69 anos

A Estância Turística de Ribeirão Pires celebra 69 anos, neste domingo (19). Com população estimada em 125.238 pessoas e PIB per capita de 26.911,94, segundo o IBGE, a cidade tem inúmeros motivos para comemorar. Com exuberantes áreas protegidas pela Lei dos Mananciais e cercada por Mata Atlântica, Ribeirão Pires reúne chácaras, parques, mirantes, cultura, arte, oferecendo inúmeras opções de lazer às pessoas e moradores de todas as idades. São mais de 60 escolas entre municipais e estaduais, 10 Unidades Básicas de Saúde e 2 hospitais.

A cidade se destaca na região por ações de preservação ambiental e iniciativas compatíveis com a Agenda 2030 da ONU, como o projeto Condomel, que preserva e reproduz espécies de abelhas nativas e sem ferrão da Mata Atlântica. O município também tem a primeira Câmara Municipal sustentável do Brasil, com geração de energia limpa, jardim de chuva e reúso de água, arborização frutífera com o plantio de árvores adultas e a substituição gradual da frota de automóveis por veículos elétricos. Para celebrar os 69 anos, a Estância inaugurou, neste domingo (19), o Centro Histórico e Literário Ricardo Nardelli (CHL). No equipamento funcionará o Coworking Municipal e o Espaço Flirp, com biblioteca e café. Futuramente, o espaço irá abrir a Academia de Letras de Ribeirão Pires. 

Na semana seguinte, entre os dias 24 e 26 de março, haverá extensa programação com shows musicais da Entoada Nordestina.

 

Foto: Lype Filmmaker