Raimundo Salles (PPS) é candidato a prefeito de Santo André e tem como Plano de Governo, caso seja eleito, investir em educação e inclusão social na cidade, auxiliando ainda os micro e pequeno empresários. O advogado comenta que a cidade tem pontos positivos, como o crescimento do setor de serviços, mas afirma que, entre outros fatores, a migração de empresas para outras cidades tem enfraquecido a região.
“O prefeito de Santo André precisa estar próximo das pessoas, ouvir os problemas e fazer uma gestão eficiente, com respeito ao dinheiro do cidadão”, afirma Salles. Ele ainda comenta sobre seus projetos para a prefeitura: “Quero transformar Santo André em uma cidade educadora. Temos um orçamento de R$ 3,1 bilhões e nossa meta é, de fato, zerar o déficit de vagas na pré-escola e fundamentalmente fortalecer o ensino de 0 a 14 anos. Vamos conveniar e ter apoio forte ao ensino técnico. Vou lutar pela bandeira que transformou minha vida, que é a educação”.
Além de investir no ensino, Salles pretende administrar a cidade de forma racional e com transparência nos gastos públicos, agindo também em inclusão. “Iremos promover a inclusão social por meio da qualificação profissional do cidadão e também oferecer apoio ao micro e pequeno negócio”.
Realizando um balanço sobre Santo André, Salles destaca o fortalecimento do setor de serviços, auxiliando no dinamismo da economia; uma classe média com potencial de consumo, além da redução da migração e da expansão demográfica na área urbana. “Existe também na sociedade o sentimento de que os problemas sociais não serão resolvidos apenas pelo governo, mas pelas entidades da sociedade civil organizada”.
Por outro lado, o candidato se preocupa com a migração das empresas, além do aumento da violência. “Entre os pontos negativos, podemos destacar o esvaziamento industrial da cidade, principalmente na Avenida dos Estados e na Avenida Industrial, a saturação do sistema viário e a crescente violência urbana. Também sofremos com uma expansão demográfica desordenada que impede boa parte da população de ter acesso à sua plena cidadania”.
Quando ocupou o cargo de Secretário de Cultura de Santo André, realizou diversas ações que aperfeiçoaram esse setor da cidade, como a reforma do Teatro Municipal. “Ocupei a Secretaria de Cultura, com pequeno orçamento, e por lá fiquei por 22 meses, fazendo um trabalho reconhecido por todos, especialmente na reforma do Teatro Municipal, na criação da Pinacoteca, restauro de todos os monumentos da cidade, ampliação da atividades culturais e na readequação da Biblioteca”, comenta Salles.
No seu Plano de Governo, Salles quer investir ainda mais na Cultura. “Está prevista a reforma do Teatro Carlos Gomes, a devolução do Teatro Conchita de Moraes para a população e a criação da Virada Cultural Municipal. Além disso, vamos criar também o Projeto Música no Parque, que consiste em apresentações mensais de artistas locais em todos os parques municipais”, finaliza.
Salles é professor universitário há 15 anos e advogado há 30 anos. Como advogado, é sócio diretor do escritório de advocacia Salles Advogados Associados. Já atuou em movimentos estudantis e foi secretário geral da União Nacional dos Estudantes (UNE). É casado com a arquiteta GlaucyaTaraskevicius Salles e pai de um filho.
Na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Salles já foi Conselheiro Estadual e Presidente da Comissão dos Direitos Humanos da OAB-SP (38º Subsecção). É membro e ex-presidente do Rotary Santo André Bela Vista.
Como advogado, atua em processos envolvendo direitos de aposentados, pensionistas e idosos. Na política, já se candidatou a prefeito duas vezes, em 2008 e 2012, foi secretário de Governo de São Bernardo, secretário de Comunicação de Mauá, coordenador da Secretaria de Trabalho da cidade de São Paulo e secretário de Cultura e Turismo em Santo André.