Fabio Picarelli Opinião

Santo André: município de interesse turístico

Com satisfação recebi esta semana a notícia da aprovação de Santo André como Município de Interesse Turístico pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Após dois anos tramitando na casa de leis, o projeto de autoria do deputado estadual Thiago Auricchio (PL), com base eleitoral em São Caetano, entrou na pauta na sessão extraordinária da última quarta-feira (27) no plenário Juscelino Kubitschek. Um dos pontos destacados é justamente Paranapiacaba, “lugar onde se vê o mar”.
A vila ferroviária – tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado de São Paulo), e Condephaapasa (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artistico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) – fica distante 30Km do centro de Santo André e integra a região metropolitana de São Paulo e ABC.
Santo André foi uma das 70 cidades reconhecidas pelos parlamentares. O momento da votação também foi algo inédito, porque a proposta foi assinada coletivamente por 92 dos 94 deputados da Alesp com o objetivo de ampliar o turismo regional, valorizando o crescimento econômico e social.
O Turismo representa 10% do PIB (Produto Interno Bruto). O secretário estadual de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, após a aprovação ressaltou que o setor é fundamental na geração de emprego, renda e empreendedorismo.
Após ser sancionada pelo Estado, a cidade de grande potencial turístico passará a receber investimentos de R$ 800 mil por ano como forma de apoio ao desenvolvimento de projetos para a área.
Ao receber a notícia, o prefeito andreense Gilvan Ferreira destacou a valorização da nossa história, com mais oportunidades para investir no desenvolvimento sustentável.
A deputada estadual Ana Carolina Barreto Serra, do Cidadania, citou a Vila como um dos pontos turísticos de Santo André e reafirmou que essa vitória vai trazer grandes benefícios para a cidade.
Santo André possui diversos atributos que merecem ser classificados como destino turístico. O Festival de Inverno de Paranapiacaba, por exemplo, é um evento que faz parte do calendário oficial do Estado. Somente neste ano 270 mil pessoas participaram da festa ocorrida nos dois últimos finais de semana de julho, um recorde histórico de público.
Também são atrativos da cidade o Arraial Solidário, a Feira da Fraternidade, a Convenção das Bruxas e Magos, o Festival Sabores, Sabina Parque Escola do Conhecimento, o Planetário Johannes Kepler, os parques e unidades de conservação.
Paranapiacaba se destaca principalmente por ser a história ferroviária do país, com a construção da primeira linha férrea paulista, sua arquitetura em estilo inglês do século XIX, tendo ao redor a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Acolhe no seu interior, o primeiro campo de futebol com medidas oficiais do Brasil; o Museu Castelo, a casa do engenheiro-chefe dos operários da São Paulo Railway Company; o Cine Lyra, uma das primeiras salas de cinema do país; a Casa Fox; e tantos outros atrativos para visitação.
A Vila faz parte da lista dos 100 monumentos mais importantes do mundo, de acordo com a organização Worl Monuments Fund. Atualmente está em processo o reconhecimento, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), para transformar em Patrimônio Mundial da Humanidade.
Conforme dados de 2024 do Portal de Turismo de Santo André, mais de um milhão de turistas visitam Santo André durante o ano. Somente em Paranapiacaba são cerca de 600 mil.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário