São Sebastião é o destino perfeito para curtir o feriado de 1ª de maio. Rico em belas praias como as praias de Boraceia, Balneário dos Trabalhadores e Paúba, o destino oferece praias de águas calmas, perfeitas para recarregar as energias e ainda aproveitar a onda de calor que está alongando o verão no Litoral Norte de São Paulo.
Localizada na divisa entre São Sebastião e Bertioga, a Praia da Boraceia se destaca como uma das mais extensas e encantadoras da região. Com uma ampla faixa de areia compacta, é o local ideal para os amantes de esportes e atividades ao ar livre. Nela, é possível correr, caminhar, pedalar, praticar frescobol e até mesmo montar um gol para uma partida de futebol ao entardecer, enumera Adriana Augusto Balbo, secretária de Turismo de São Sebastião. E, claro, se estender na areia e deixar o tempo passar, que é uma das melhores formas de descansar o corpo e a alma.
Além disso, Boraceia tem um mar tranquilo e de águas rasas, perfeito para famílias com crianças pequenas desfrutarem com segurança. Envolta por uma paisagem encantadora, composta por montanhas e vegetação, a praia proporciona uma atmosfera única de tranquilidade e beleza natural. Na vista aérea, seu formato se assemelha a uma ferradura. É uma das joias de São Sebastião, que tem 100 quilômetros de costa.
Localizada próxima à agitada Maresias, a Praia do Paúba mantém o ar de tranquilidade típico de um vilarejo caiçara, sendo fácil esquecer a movimentação da alta temporada. Rodeada por montanhas e vegetação exuberante, a praia oferece um refúgio sereno à beira-mar, com casas, pousadas e restaurantes acolhedores para os visitantes em busca de sossego. Embora o mar seja tranquilo, é importante estar atento às correntezas, especialmente para garantir a segurança dos banhistas mais jovens.
A faixa de areia, de textura macia e branca, torna a caminhada de ponta a ponta uma experiência agradável, e não se pode deixar de aproveitar um mergulho revigorante no rio que deságua no canto esquerdo da praia, oferecendo a oportunidade única de alternar entre as águas doce e salgada, uma das características mais encantadoras da Praia do Paúba.
A última dica é especial para os homenageados no 1.º de Maio. É o Balneário dos Trabalhadores, localizado na região central de São Sebastião, na Praia Grande. Única praia com infraestrutura para receber ônibus e toda a galera que quer curtir o dia, tem mar calmo, ótimo para crianças e idosos. É uma praia acessível com atendimento às pessoas com necessidades especiais. Ótima pista de skate, quadra poliesportiva, quiosques com churrasqueiras, banheiros e amplo estacionamento.
Entre uma praia e outra, vale parar em um dos vários mirantes de São Sebastião. Eles oferecem experiências imersivas e visuais deslumbrantes da flora e fauna local. Com estrutura de madeira, acessibilidade aprimorada e sinalização clara, foram projetados para o turista ter uma vista mais ampliada da costa e se encantar com as belezas naturais da região. Se sobrar tempo, vale muito a pena fazer um passeio de barco para conhecer algumas das várias ilhas do município. Ou, ainda, fazer um passeio ao Centro Histórico de São Sebastião, com casario tombado.
A secretária comenta sobre o 5º ‘Todas As Danças – Festival de Dança de São Sebastião’, que acontece de 6 a 11 de maio. Haverá mostras competitivas e não competitivas em diversos gêneros, workshops gratuitos e rodas de conversa com mestres da dança. “E nesta edição teremos uma grande novidade: Mostra Competitiva para Pessoa com Deficiência, promovendo inclusão e intercâmbio social através da dança”, adianta Adriana.
Sobre São Sebastião
Com mais de 100 quilômetros de litoral no Litoral Norte de São Paulo, São Sebastião é uma das regiões mais encantadoras da costa brasileira. São mais de 50 praias, enseadas e ilhas emolduradas pelo encontro da Mata Atlântica com as areias brancas e o azul do mar, de Boracéia até o Canto do Mar. Não à toa atrai amantes do sol, surfistas e famílias em busca de momentos inesquecíveis à beira-mar. A cidade oferece uma rica herança histórica, com igrejas seculares e charmosas construções coloniais. A gastronomia local é uma verdadeira delícia, com uma variedade de restaurantes, bares e quiosques à beira da praia, onde os visitantes podem saborear frutos do mar frescos e pratos típicos da região. Além disso, São Sebastião é um polo cultural, com eventos durante todo o ano, de festivais de música a celebrações tradicionais.
Serviço
Confira a programação e mais informações sobre o turismo de São Sebastião em @turismosaosebastiao