Negócios

Semana Brasil pode impulsionar vendas do segundo semestre

Somando-se ao calendário de eventos do segundo semestre, como eleições, Copa do Mundo e Natal, entre os dias 02 e 12 de setembro acontece a 4° edição da Semana Brasil, que visa aquecer o varejo brasileiro, com ofertas e descontos especiais para o consumidor. A semana acontece em paralelo às comemorações da independência do Brasil (07), sendo uma ação desenvolvida pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) com apoio da Federação dos Lojistas de São Paulo (FCDLESP).

Para FCDLESP, descontos e promoções oferecidos devem atrair consumidores para o comércio, aquecendo o mês de setembro, tradicionalmente “parado” para o setor varejista.

“O período vem observando um crescimento gradativo de faturamento ao longo das suas quatro edições. Durante a pandemia tivemos o avanço nas vendas de internet, agora, com o retorno presencial, os consumidores serão atraídos para ofertas em lojas físicas”, afirma Maurício Stainoff, presidente da FCDLESP. 

 

Cenário positivo para o consumidor

Segundo um levantamento feito pela Cielo, as categorias de turismo e transporte foram os setores que mais se destacaram na Semana Brasil de 2021, tendo um crescimento de 48,8% em relação ao ano anterior. Móveis, eletrodomésticos e departamentos ficaram em segundo lugar, com um aumento de 15,4%. Já alimentação, bares e restaurantes obtiveram 13,7% de alta e vestuário, 7%.

O cenário econômico do país também pode favorecer o crescimento em vendas nesta edição da Semana Brasil. Segundo dados do IBGE, o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15), caiu 0,73% em agosto, após alta de 0,13% em julho. 

Além disso, o mercado também prevê o fim do ciclo de crescimento de juros no país, o que alivia os principais players do varejo nacional. “Incentivos fiscais favorecem o poder de compra para o brasileiro”, comenta Maurício.

 

Expectativas para o semestre

 

A Semana Brasil é o segundo evento do semestre mais movimentado no país desde o início da pandemia. A expectativa é de que, além da data, o Dia das Crianças, Black Friday e a Copa do Mundo façam as lojas receberem uma demanda maior de compras.

“O varejo tem apresentado bons índices, o que ajuda na recuperação do setor. Com o avanço na vacinação, podemos falar, na prática, de uma retomada do varejo. Esperamos que até o final do ano, as vendas se equilibrem com o último ano antes da chegada da pandemia, em 2019”, finaliza Stainoff.