O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) flagrou, na sexta (18), mais um furto de água na cidade. O lava-rápido, localizado na rua Cel. Agenor de Camargo, no Centro, já havia desviado aproximadamente 3.264 m³ de água. O caso foi registrado no 1º DP e o responsável pelo imóvel indiciado por furto qualificado, além de ter recebido um auto de infração (equivalente a multa) do Semasa no valor de 5 mil FMPs (Fator Monetário Padrão), ou R$ 18.792,00.
Até julho deste ano, o Semasa constatou 465 fraudes em ligações de água na cidade, 51% a mais do que no mesmo período de 2016. O volume de recurso desviado com estes ‘gatos’ foi de mais de 123 mil m³, o suficiente para abastecer 6.197 famílias de 4 pessoas que consomem 20m³ por mês. Constatada a fraude, os infratores foram autuados para pagar o volume consumido irregularmente.
No caso de sexta-feira, o lava-rápido já era monitorado pela autarquia por causa do baixo consumo de água para o tipo de atividade desenvolvida. Durante a vistoria, o fiscal do Semasa constatou a fraude do tipo ‘by pass’, ou seja, a água passava por uma tubulação secundária antes de chegar ao hidrômetro e, portanto, não era registrada.
O combate a fraudes é uma das ferramentas utilizadas pelo Semasa no combate às perdas de água no município. Ligações de água fraudulentas também podem comprometer o abastecimento de uma região e, dependendo do caso, até provocar a contaminação da rede de água.