Política

“Serei o deputado federal de SBC, pra valer”, diz Marcelo Lima

O vice-prefeito de São Bernardo e pré-candidato à deputado federal, Marcelo Lima (PSD), em visita à Redação da Folha do ABC, na quarta (25), afirmou, em entrevista exclusiva, que será o deputado federal “pra valer” de São Bernardo e do ABC.

Marcelo oficializou sua pré-candidatura, na quinta (19), e neste sábado (28), em São Paulo, terá homologada sua candidatura, durante as convenções partidárias de seu partido com grupo aliado.

“Serei o deputado de São Bernardo e do ABC, não no discurso, mas, nas atitudes, no trabalho, o que irá fazer a interlocução com os ministérios do governo federal, o deputado que brigará dentro do congresso para que a nossa cidade tenha, sempre,  mais recursos, para poder crescer”, contou. Para isso, Marcelo conta com sua experiência na vida pública.

Trajetória à vida pública

Originário de família de comerciantes, Marcelo revelou que o desejo para se candidatar a um cargo público surgiu naturalmente, por meio do contato com seus clientes, com a população. “Sou apaixonado pela cidade, em São Bernardo constituí minha família e, em nosso comércio passei a observar as dificuldades das pessoas, a falta do poder público na vida delas, principalmente na vida das mais carentes e, então, me despertou o desejo de tentar melhorar a vida dessas pessoas”, conta. Em 2007, Marcelo aceitou o convite para ser candidato a vereador, e foi eleito, em 2008 com 3.906 votos. Em 2012, foi reeleito com 6.445 votos. “Foi uma campanha difícil, trabalhei na oposição, sem financiamento, tive uma campanha muito humilde”, relembrou. Em 2014 foi convidado a ser candidato a deputado estadual. Obteve 35.061 votos no Estado, sendo 27 mil só em São Bernardo, porém não foi eleito.

Em 2016, Marcelo foi convidado a ser vice-prefeito na chapa do prefeito Orlando Morando (PSDB). “A população estava com sentimento de mudança e nos deu a vitória”, afirmou.

Governo Morando

Eleito como vice do prefeito Orlando Morando, Marcelo, logo que entrou no governo, assumiu a Secretaria de Serviços Urbanos, que ficou a frente pelo período de 1 ano e três meses. “Cada mandato já foi mais que uma faculdade, eu fiz duas. E ainda, neste período, de 1 ano e três meses a frente da secretaria me deu uma bagagem, experiência de saber como funciona a máquina pública, com você fazendo a gestão. Tive essa oportunidade e fizemos muitas obras, benfeitorias”, contou.

Câmara Federal

Marcelo avalia se sente preparado para enfrentar esse novo desafio. “Adquiri bastante experiênciaseja na Câmara Municipal, seja no Executivo ou na própria vice-prefeitura de São Bernardo”, afirmou.  O pré-candidato avalia que a passagem pelo Executivo lhe mostrou a importância de ter um interlocutor no governo federal. “O governo federal é o ‘paizão’ dos municípios e do Estado. Lá é que está a grande riqueza, que se concentra os grandes investimentos e infelizmente São Bernardo e o ABC não tem essa representatividade. Não por conta de não ter mandatos, ou deputados que são eleitos por aqui, temos dois deputados, mas, sim, porque acabam ficando naquela de quanto pior, melhor, para que possam já se preparar para uma eleição em 2020”, enfatizou.

Marcelo revela ainda que não ‘brigou’ para ser candidato. “Não estava no meu planejamento de vida. Mas, houve a necessidade, dentro do grupo político, de ter um deputado federal, para que possa fazer essa interlocução direta, do governo federal, dos ministérios, do Congresso, ao ABC e à São Bernardo”, disse.

Rivalidade

Questionado se sua campanha irá rivalizar com a de Fabio Palacio (PSD), também pré-candidato a deputado federal pela mesma legenda e detentor do apoio de Morando, Marcelo foi enfático: “Ele é um grande amigo. Isso é normal, também temos outros candidatos no nosso partido. Se a população do ABC se conscientizar da importância de termos representantes no governo federal, irão eleger o Fabio, o Marcelo, ou seja, deputados federais que têm boas propostas aqui na região”.

Dobradinha

Marcelo ainda garantiu que seu compromisso, junto ao prefeito Morando, é de ter uma dobrada 100% em São Bernardo, com um candidato do PSDB. O pré-candidato não confirmou mas é dada como certa que  a pré-candidata escolhida será a esposa do prefeito, Carla Morando. “Irei apoia-la desde que seja a escolha do prefeito Orlando”, disse.