Política

Tarcísio, em Portugal, apresenta projeto de concessão das Travessias Hídricas

“Viajamos com muito mais experiência na bagagem, adquirida em reuniões nos países pelos quais passamos no primeiro semestre, incluindo Estados Unidos, Dinamarca, Holanda e Noruega”, disse o governador (Foto: Gov.SP)

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, iniciou, na quinta (3), em Lisboa, Portugal, a 5ª missão internacional de 2025, para apresentar a potenciais investidores globais os projetos que integram o Programa de Parcerias e Investimentos (PPI-SP). O projeto em destaque do roadshow em Portugal é o de concessão patrocinada das Travessias Hídricas. A iniciativa deve atrair R$ 2 bilhões em investimentos ao estado. Também participa dos encontros a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

“Voltamos à Europa para mais uma rodada de apresentações do modelo de concessão que vai ampliar e modernizar nosso sistema de transporte aquaviário, impactando a rotina dos usuários que se utilizam desses serviços, uma média de 40 mil pessoas por dia. Viajamos com muito mais experiência na bagagem, adquirida em reuniões e encontros com empresas com grande conhecimento e experiência nesse mercado nos países pelos quais passamos no primeiro semestre, incluindo Estados Unidos, Dinamarca, Holanda e Noruega”, afirma Tarcísio.

No primeiro dia, a comitiva detalhou o portfólio do PPI-SP a executivos da empresa portuguesa Teixeira Duarte, que atua em setores diversos, de serviços a construção, na Europa e em outros continentes. No Brasil, integra holdings e parcerias responsáveis por operações como a expansão do Aeroporto Internacional de Salvador Luís Eduardo Magalhães e centrais hidrelétricas.

A agenda de quinta (3), seguiu com uma reunião com a FRS, empresa alemã que opera rotas de balsas convencionais e de alta velocidade na Europa, América do Norte e no Caribe. Além do transporte de passageiros e veículos, atua em logística offshore (transporte e suprimento para parques eólicos), gestão portuária, fornecimento de tripulações (crewing) e consultoria marítima.

Nesta sexta (4), o governador rá mediar uma mesa de discussões na XIII edição do Fórum de Lisboa. A mesa debaterá as relações de forças internacionais e novos blocos militares. Na sequência, ele participa como palestrante na mesa “Segurança Pública e Federalismo Cooperativo: Enfrentando as Organizações Criminosas”.

Adicione um comentário

Clique aqui para adicionar um comentário