Política

Toscano: “No saneamento, SCS já atingiu a universalização”

Nos 142 anos de São Caetano, muita modernização aconteceu na cidade em relação à distribuição de água e saneamento básico. Isso se deve ao trabalho do SAESA (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), focado em gerenciar a qualidade nos serviços prestados na área de saneamento, através de investimentos pontuais e de responsabilidade com a gestão pública.

“O SAESA levou São Caetano, novamente, à primeira colocação no Ranking da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), referente à universalização do saneamento básico. Na lista de 2017, com dados de 2016, a cidade estava na 18° posição e, agora, por dois anos consecutivos (2018 e 2019), obteve nota máxima (500 pontos), por ter atingido 100% da população em distribuição de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos”, explica Rodrigo Toscano (foto), superintendente do SAESA.

A autarquia, além do seu trabalho com água, esgoto e drenagem urbana, atualmente também engloba os serviços de coleta de lixo, coleta seletiva e triagem de recicláveis, poda de árvores e manutenção das áreas verdes. A Secretaria do Meio Ambiente foi incorporada, agora denominada Divisão de Desenvolvimento Ambiental, com o objetivo de tratar de políticas públicas relaciona-das ao meio ambiente.

Com novos serviços agregados, o SAESA investe em São Caetano para que o município continue sendo destaque em qualidade de vida, visando o bem-estar da população. “Podemos citar alguns pontos de relevância como: os avanços da limpeza pública, com a modernização dos serviços e implementação de novos equipamentos, ampliação e manutenção das áreas verdes da cidade, além dos baixos índices de perdas nas redes de distribuição de água”, argumenta Rodrigo.

“Parabéns São Caetano por mais um ano de existência. Desejamos um futuro cada vez melhor para nossa querida cidade, com crescimento, conquistas, modernização e sustentabilidade”, finaliza o superintendente.