Negócios

Turismo industrial de São Bernardo recebe alunos peruanos

O programa de Turismo Industrial de São Bernardo recebeu em agosto a participação de nova turma internacional interessada em conhecer os processos produtivos das empresas e indústrias instaladas no município. A visita aconteceu, no último dia 18, na Scania Latin America, localizada na Vila Euro, com presença de 22 estudantes e professores do curso de Negócios Internacionais da Universidad César Vallejo, de Lima, capital peruana.

No tour pela fábrica, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os processos que envolvem a produção de motores, chassis e a montagem final de caminhões e ônibus, além do tradicional e esperado test-drive na pista de testes da Scania. “Estamos consolidando o programa já em alguns países da América do Sul. Por exemplo, este grupo veio a São Bernardo por indicação de outra universidade peruana que nos visitou em 2015.”, disse Fernando Bonisio, diretor de Turismo e Eventos e coordenador do Programa de Turismo Industrial.

Em novembro, o coordenador do curso de Negócios Internacionais, Professor Robert Willie Chavez Mayta, retornará à cidade para uma nova visita monitorada. A proposta é que a universidade peruana reserve ao menos uma data por ano para participar do programa completo de visitas, que dura seis dias e possibilita conhecer até 11 empresas. “Foi tudo muito bonito, estou emocionada em conhecer uma fábrica como esta e a experiência de realizar o test-drive é muito emocionante”, celebrou a estudante Mercedes Paola Carrasco Ticliahuanca, uma das participantes da visita.

Praticado na cidade desde 2013, o programa é baseado em visitas monitoradas a empresas da cidade e também contempla grupos de estudantes, empresários, estrangeiros, além de atividade inclusiva para deficientes visuais. O programa recebe em média 230 pessoas a cada mês. A expectativa da Administração é que até o fim do ano o programa atinja meta de 7.500 participantes. A iniciativa conta atualmente com 13 empresas parceiras.

Além da Scania, o Turismo Industrial também promove visitas à Masipack, Zurich Termoplásticos, a Basf – Tintas Suvinil, a Omnisys, a Wheaton Brasil, a Formag´s Gráfica e Editora, a Mercedes-Benz do Brasil, a Fundação Espaço Eco, a Friozem Logística, a Volkswagen do Brasil e Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae) – este último promovendo visitas à usina hidrelétrica Henry Borden. No último dia 11, a Toyota também confirmou adesão ao programa, com inauguração de seu Centro de Visitas, que reúne informações do passado, presente e futuro da empresa, destacando as atividades mais importantes da Toyota no Brasil e no mundo.