Negócios

Unipar debate a pobreza menstrual em evento de empoderamento feminino

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, promoveu nesta semana uma oficina de costura para 28 mulheres das associações Fibras da Serra e Profavi (Associação Promoção A Favor da Vida), ambas localizadas em Rio Grande da Serra (SP), município do entorno de uma unidade fabril da companhia. A ação teve como objetivo ensinar as participantes a produzirem absorventes sustentáveis (de pano) como forma de promover a dignidade menstrual.

A oficina foi realizada na Profavi, nos dias 03 e 04, pela Mempodera – organização apoiada pela companhia que atua em Cubatão (SP) e em São Luís (MA) oferecendo aulas de wrestling e inglês para meninas e meninos, promovendo a igualdade de gênero por meio do esporte e da educação. A capacitação promoveu a reflexão sobre temáticas importantes como pobreza menstrual e empoderamento feminino, além do engajamento entre as mulheres assistidas pelas instituições.

Para Lidia Silva, presidente da Mempodera, a ação visa levar informação sobre saúde menstrual e higiene íntima para mais mulheres, além de reforçar o impacto ambiental gerado pelo descarte de resíduos e a oportunidade de geração de renda. “No nosso projeto, pesquisas apontaram que boa parte das nossas assistidas e das mulheres de suas famílias deixavam de realizar atividades importantes durante seu ciclo menstrual por conta da falta de recurso para os itens de higiene pessoal, como os absorventes descartáveis. Com o apoio da Unipar, há alguns anos, distribuímos os absorventes sustentáveis e materiais informativos para elas. Também passamos a produzir esses absorventes e realizamos oficinas como esta, que fortalecem o empreendedorismo nas comunidades, com oportunidade de geração de renda para mais uma rede de costureiras” afirma.

A participante da oficina, Sonia Maria S. de Oliveira, que atua na Profavi e é presidente da Fibras da Serra, ficou surpresa com o impacto da ação. “Para nós é algo novo, que despertou muita curiosidade e trouxe o conhecimento sobre a existência e possibilidade de uso e fabricação desse produto. É um projeto de fácil execução que, com certeza, será replicado seja para doação ou geração de renda nas comunidades” declara.

Como resultado, cerca de 200 jovens moradoras da região serão beneficiadas com a doação dos absorventes sustentáveis produzidos pelas participantes da oficina. A doação será realizada durante a Ação Social que será promovida pela companhia, em parceria com seu Conselho Comunitário Consultivo (CCC) e a ONG Aprisco, no dia 15 de junho.

A ação faz parte do conjunto de iniciativas promovidas pela Unipar com o uso de recursos próprios, incentivados e produtos doados. Somente no ano passado foram investidos cerca de R$ 17 milhões em projetos voltados para as frentes educação, esportes, cultura, saneamento e ações sociais. Seguindo nosso compromisso de impactar positivamente a vida das pessoas, por meio de projetos focados em desenvolvimento humano e saneamento, temos previstas diversas ações como esta que, certamente, reforçam nossa presença na sociedade e promovem o protagonismo das comunidades em que estamos inseridos. Já atingimos a marca de 4 milhões de pessoas impactadas e seguimos investindo com foco na transformação social”, diz Suzana Santos, head de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar.

Além da Mempodera, a companhia apoia outras iniciativas voltadas para o público feminino, como a Empoderando Mulheres, da Soroptimist, que promove a conscientização sobre direitos, empreendedorismo, sustentabilidade e economia solidária para meninas e mulheres, em Cubatão (SP) e o projeto Educação Financeira e Empreendedorismo Feminino na Terceira Idade, do Instituto de Defesa Coletiva, em Belo Horizonte (MG), que tem o objetivo de contribuir para uma vida ativa e feliz na terceira idade, com autonomia financeira, saúde, autoestima, propósito e convivência social.

 

Foto: Lucas Kloppel