
A Unipar divulgou seu Relatório de Sustentabilidade 2024. O conteúdo reforça o papel estratégico da companhia na descarbonização da indústria e apresenta resultados sólidos nas frentes ambiental, social e de governança (ESG). A empresa manteve seu plano de crescimento sustentável com base na eficiência operacional, na modernização tecnológica e no investimento social estruturado. Em 2024, a companhia alcançou 69% de energia renovável e avançou em obras estratégicas para a modernização industrial.
Crescimento sustentável e expansão nacional
A Unipar encerrou 2024 com o início das operações da unidade greenfield em Camaçari (BA), que começou a operar em dezembro. A planta representa a primeira fábrica da companhia no Nordeste e simboliza sua entrada em uma região estratégica para o avanço do saneamento no Brasil. Com abastecimento 100% renovável, a unidade amplia a oferta de produtos essenciais para o saneamento e a indústria de higiene e limpeza, além de impulsionar o desenvolvimento regional. O projeto segue em processo de certificações.
Outro destaque foi o anúncio da expansão da produção de PVC emulsão em Santo André (SP), com investimento de R$ 57 milhões viabilizado por meio do Regime Especial da Indústria Química (Reiq).
Modernização tecnológica e menor impacto ambiental
A modernização da planta de Cubatão (SP) segue em ritmo acelerado, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2025. A substituição das tecnologias de diafragma e mercúrio pela tecnologia de membrana resultará em benefícios expressivos: a redução de mais de 73 mil toneladas de CO₂ por ano, economia de 18% no consumo energético (vapor e eletricidade) — o equivalente ao consumo residencial de 340 mil pessoas —, além da produção de ácido clorídrico com hidrogênio verde. Durante a obra, destaca-se ainda a redução de resíduos, reaproveitamento de água nas fundações e a geração de mais de 1.200 postos de trabalho.
Energia renovável e descarbonização
A companhia segue com o planejamento para atingir 100% de energia elétrica renovável até o final de 2025. Para isso colocou em operação de três joint ventures, em dois complexos eólicos – Cajuína (RN) e Tucano (BA) – e um empreendimento solar em Pirapora (MG). A capacidade instalada conjunta desses três parques atinge 485 MW, dos quais 159 megawatts médios são destinados às operações da Unipar no Brasil. Estes empreendimentos, já em funcionamento e em fase de otimização (learning curve), representam atualmente cerca de 80% de nossa demanda energética para as operações brasileiras, ampliando o uso de energia limpa em processos críticos e fortalecendo a descarbonização da cadeia de valor da companhia.
Impacto social e desenvolvimento humano
A atuação social da Unipar também avançou em 2024. Foram investidos mais de R$ 10 milhões em 75 projetos, que beneficiaram cerca de 3,9 milhões de pessoas no Brasil e na Argentina. As ações são desenvolvidas com o apoio do Instituto Unipar, que direciona iniciativas nas frentes de educação, cultura, esportes, saneamento e meio ambiente.
Entre os destaques estão a revitalização do Laboratório de Química do Museu Catavento, o fortalecimento de projetos educacionais como o Projeto Pescar e o apoio a iniciativas de empoderamento feminino, como o Mempodera, em Cubatão. A Unipar também promoveu programas voltados à valorização da cultura nacional e regional, ampliando o acesso da população a equipamentos culturais e científicos.
Governança e reconhecimento ESG
A Unipar manteve sua posição de referência em governança e gestão ESG. Em 2024, foi reconhecida com o selo Great People Mental Health (GPMH), voltado à saúde emocional e cultura organizacional, e recebeu pela terceira vez consecutiva a certificação Great Place to Work (GPTW), com média de 75 pontos nas avaliações internas.
Desde 2023, a companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua de forma ativa em compromissos como o Movimento +Água, reafirmando seu papel na agenda de desenvolvimento sustentável. A nota ESG atribuída pela MSCI também foi elevada, passando de BB para BBB.
Adicione um comentário